Saiba como fazer uma precificação correta e preservar seu lucro

Uma das mais importantes e também mais decisivas questões que um empresário tem que resolver é a precificação de seus produtos e serviços. Ele precisa compreender que neste processo está a definição de valores para tudo aquilo que irá oferecer ao público e que disso depende o sucesso e o futuro do seu negócio. E falar isso não é nenhum exagero!

A maioria dos empresários pensa na precificação somente no início de suas atividades ou, ainda, no lançamento de um determinado produto. Mas é preciso lembrar que o processo de precificação deve ser constantemente revisado e refeito e, para isso, é fundamental considerar alguns conceitos, que vamos apresentar a seguir. Confira!

O que considerar ao fazer a precificação

O primeiro item que todo empreendedor deve avaliar antes da precificação são os custos de produção e comercialização dos produtos e serviços. Parece óbvio, mas muitos desconsideram essas variáveis e utilizam apenas a concorrência como parâmetro, estabelecendo valores mais baixos com o objetivo de serem mais competitivos. Eles acreditam que apenas o alto volume de vendas vai ser suficiente para cobrir o que foi gasto na produção.

Basicamente, para não cometer este erro, é imprescindível observar os seguintes fatores nesta etapa: os gastos necessários para a fabricação do produto ou prestação do serviço ― como matéria-prima e embalagem, por exemplo ― e os custos operacionais que, por sua vez, incluem os gastos com salários de funcionários, aluguel do espaço, manutenções do maquinário, contas de água e luz, entre outros fornecedores.  

E não para por aí. Até agora vimos somente os valores que influenciam diretamente na produção e na venda dos produtos. Mas é preciso considerar ainda o marketing, as despesas (gastos que não estão atrelados à manufatura do produto ou à prestação do serviço), bem como os impostos e taxas.

Com tudo isso na ponta do lápis, é chegada a hora de projetar o lucro que a empresa terá com a venda de um produto ou serviço. Afinal, não basta que o preço seja suficiente apenas para cobrir os custos e despesas. O lucro, então, deverá ser a diferença entre o faturamento esperado com as vendas de um produto ou serviço e as despesas fixas e variáveis.

Nesse sentido, é muito importante estabelecer uma margem de lucro que garanta equilíbrio entre um preço competitivo e a lucratividade do empreendimento. Só neste momento que a análise do preço da concorrência entra na conta.  Preços baixos demais podem resultar em mais vendas, mas não garantem a saúde financeira da empresa. Preços altos, por sua vez, podem afastar os clientes e aumentar os prejuízos.

Por isso que para buscar o equilíbrio entre bons preços e boas vendas, conhecer o seu mercado de atuação é primordial. Com este intuito, procure definir bem as personas do seu negócio, seus hábitos de consumo, poder de compra, interesses e formas de pagamento preferidas. Todas essas informações ajudarão você a descobrir o preço mais adequado e que esteja alinhado com o mercado em que está atuando.

Caso você avalie que o valor final está muito acima do que o praticado no mercado e do que o seu cliente estaria disposto a pagar, vale reconsiderar alguns aspectos no cálculo. Procurar novos fornecedores, enxugar a equipe de produção, cortar custos e procurar o auxílio de uma contabilidade estratégica para reduzir o valor dos impostos são iniciativas fundamentais para fazer uma precificação mais coerente.

Outra forma de fazer precificação

Há ainda outro tipo de precificação, feito por valor agregado, ou seja, que não leva em consideração somente a questão monetária do produto, mas outros fatores como imagem da empresa, números de players atuantes, exclusividade do serviço, reconhecimento de qualidade do produto, entre outros fatores muitas vezes intangíveis. Tais fatores não são facilmente mensuráveis.

Neste caso, assim como na precificação feita com base na concorrência, caso o empresário não conheça profundamente seus custos, pode ter problemas para cobri-los ou, ainda, dificuldades para vender seu produto ou serviço, pois eles podem estar muito acima do mercado. Neste caso, vale pedir auxílio de uma consultoria especializada para saber definir essas questões.

Como calcular o preço corretamente

Ao analisar os itens que descrevemos anteriormente, fica claro que a precificação de qualquer produto ou serviço não pode ser feita de maneira subjetiva. Em linhas gerais, um jeito simples e eficiente para se definir o preço de venda de uma mercadoria é através da seguinte fórmula:

Preço de venda = Custo do produto + Percentual dos custos de produção + Margem de lucro

Existem outras fórmulas que permitem precificar uma mercadoria com muito mais precisão, porém, são mais complexas. De todo modo, por esta conta já é possível fazer uma precificação correta, algo muito importante para uma gestão qualificada da empresa. A partir dela podem ser definidos os resultados, investimentos e até mesmo os rumos que uma empresa pode tomar.

Além dos métodos para se calcular e de tudo que deve ser levado em conta, é preciso estar em constante contato com o mercado para conhecer seus concorrentes, procurar alternativas para mão de obra ou compra de insumos e, se for o caso, partir para mudanças de estratégia, como o investimento em marketing ou a diminuição de preços baseada em questões econômicas ou de mercado.

Mas é claro, no dia a dia corrido de uma empresa, pensar em tudo isso sozinho pode ser muito complicado para qualquer gestor. É por isso que a Kontisa oferece uma assessoria contábil que contribui para uma maior margem de lucro e para melhorar o valor agregado dos seus produtos ou serviços por meio de um cálculo correto e estratégico dos impostos e obrigações.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se este foi o caso, compartilhe com os seus colegas e deixe seu comentário no espaço abaixo. E se quiser um suporte contábil para otimizar o pagamento de impostos e aumentar sua margem de lucro, entre em contato conosco. Estamos prontos para lhe ajudar!