Curtidas não são sinônimo de vendas. Um grande número de seguidores não é indicativo de que parte considerável daquelas pessoas efetivamente sejam consumidoras ou mesmo apreciadoras da marca. É comum visitar as redes sociais de uma empresa com bastante curtidas e seguidores e se deparar com uma quantidade baixa de interações do público. Este é um exemplo clássico das métricas de vaidade. Trata-se de um termo que demonstra bem como nem sempre os números representam conversão e resultados concretos. Portanto, eles expressam dados ilusórios, que muitas vezes não têm efeito prático algum no desenvolvimento do negócio e servem apenas para camuflar a real situação da empresa.
Em relação à comunicação, uma informação realmente relevante diz respeito à quantidade de clientes conquistados a partir das estratégias digitais, por exemplo. Se a busca por engajamento visando a conversão de consumidores não estiver entre as estratégias, os seguidores dificilmente deixarão de ser apenas isso: seguidores.
A popularidade nas mídias digitais ainda é vista por muitos como algo suficiente para medir o desempenho do negócio, mas se não contar com um bom planejamento de marketing, que leve em conta aspectos relacionados à sua própria realidade, dificilmente poderão ser percebidos resultados significativos.
Em linhas gerais, indo além da presença digital, é preciso atentar para os dados internos, que ofereçam um diagnóstico completo, pois é isso que dará uma dimensão real da situação. Lembre-se também que todos os indicadores devem ser avaliados levando em conta seus objetivos. A meta da sua empresa é conquistar uma legião de fãs ou efetuar vendas? Nessas horas é preciso focar no que realmente interessa, pois nem sempre ambas as coisas vão caminhar lado a lado.
Evite as métricas de vaidade e invista em indicadores reais
A quantidade de seguidores é apenas um exemplo de como as métricas de vaidade podem atrapalhar o desenvolvimento das ações estratégicas de um negócio. Empresas de todos os portes ― das startups às multinacionais ― estão sujeitas a embarcar e investir seus esforços em estatísticas desse tipo, já que as mídias digitais são ambientes férteis para o desenvolvimento de métricas de vaidade. Entretanto, é preciso manter o foco nos resultados sem se deixar levar por algarismos vazios. A sua própria empresa gera indicadores realmente confiáveis, que fornecem os subsídios necessários a fim de tomar decisões certeiras.
Conheça algumas métricas importantes que verdadeiramente ajudam a manter uma visão fiel sobre a realidade do seu negócio.
Volume de vendas
Para se ter uma análise mais concreta da empresa, nada melhor que analisar o seu volume de vendas, não é mesmo? Ainda que não deva ser o único aspecto considerado, olhar atentamente para o quanto você tem vendido certamente irá render uma boa noção acerca do desempenho da equipe de vendas e, consequentemente, sobre o seu empreendimento.
Rotatividade do estoque
É importante analisar o estoque, observar a renovação dos produtos em determinado espaço de tempo e, consequentemente, se as vendas têm acontecido conforme o esperado. Por meio desses dados, é possível ter uma noção mais exata com relação às quantidades mínimas a serem estocadas, negociar prazos mais curtos de entrega e otimizar os espaços físicos destinados ao armazenamento dos itens. Além disso, manter o acompanhamento do estoque de produtos acabados também vai ajudar a identificar prontamente quando algo estiver parado precisando de uma forcinha do departamento de marketing.
Contabilidade estratégica
Essa visão consiste em pensar a contabilidade de maneira integrada com o planejamento estratégico empresarial, indo além dos aspectos burocráticos e levando em conta os índices gerados. Quando encarada como uma importante ferramenta na tomada de decisões, integrante do processo de gestão, resulta em vantagens competitivas à sua empresa, desenvolvendo também uma visão estratégica acerca de preço, custos, investimentos e, inclusive, das pessoas. Por se basear em dados concretos, diferentemente das métricas de vaidade, permite ao gestor ter uma visão mais consistente das perspectivas financeiras, o que facilita o alcance das metas estabelecidas e, assim, os resultados esperados.
Auditoria especializada
Proporcionar transparência e ajudar a evitar irregularidades são alguns dos objetivos de uma auditoria. A partir dela, é possível ter acesso a informações precisas em relação aos processos internos do seu negócio. Por considerar também outros procedimentos administrativos, não se restringindo ao setor financeiro, fornece uma visão mais confiável sobre a realidade geral da empresa.
Acompanhamento da situação fiscal
Estar em dia com o Fisco, mantendo o seu empreendimento regularizado, é fundamental para evitar pendências que possam acabar comprometendo negócios futuros. Além de ser crime, a sonegação fiscal também impede a aquisição de financiamentos, o contrato com instituições públicas e prejudica a capacidade competitiva perante o mercado, comprometendo, inclusive, sua credibilidade.
Parceria estratégica para gerar informações confiáveis
Agora que você já sabe o que são as métricas de vaidade e conhece os indicadores realmente efetivos, que tal reavaliar as estratégias que a sua empresa tem adotado? Não que curtidas ou seguidores não sejam interessantes para avaliar o alcance das suas ações de marketing. Mas não são esses resultados que vão definir o sucesso do seu negócio.
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