Escolher um ponto de vendas faz parte da essência de uma empresa e é fundamental para ter bons resultados nos negócios. Uma hora ou outra, conforme o empreendimento for crescendo, o gestor vai perceber alguns sinais que vão indicar: é a hora de apostar em um bom endereço.
Neste momento, não basta procurar um caminhão de mudanças para levar os móveis e equipamentos. Será necessário lidar com um “caminhão” lotado de variáveis para ser consideradas: o perfil do consumidor, os tipos de produtos que serão vendidos, analisar os contratos, as condições de pagamento e os prazos quando a opção for pelo aluguel de uma sala comercial, certificar-se de que o preço é compatível com a capacidade de investimento, o prazo de retorno do investimento e movimento esperado.
Enfim, é uma série de aspectos que o empreendedor precisa levar em conta. Além de tudo o que já falamos, é essencial ainda verificar a facilidade de acesso e visibilidade da loja, volume do tráfego, local para estacionar, nível de ruído, condições de higiene e segurança e até a mensuração dos gastos fixos, como água, luz, telefone e internet.
Para ajudar a entender todos esses itens ao escolher ou trocar o ponto de vendas, preparamos uma lista com cinco dicas indispensáveis na hora de prospectar o endereço ideal para sua empresa. Confira!
1 – Atenção para a acessibilidade do ponto de vendas
Na hora de escolher o ponto de vendas, não basta ser bonito, com a cara do negócio a um preço tentador. Esses fatores são relevantes, é claro (falaremos melhor sobre eles adiante), mas perdem muita força se a localização for ruim, dificultando o acesso dos clientes. Por isso, na hora de escolher o ponto de vendas definitivo, vale dedicar um bom tempo para pesquisar a acessibilidade da região, estudando, por exemplo, pontos de ônibus próximos, a distância em relação a áreas mais comerciais (se o ponto não estiver em uma área comercial, logicamente) e as condições das vias.
Vale, também, considerar os planos municipais em relação à região para os próximos anos. Até porque não é sábio apostar as fichas em um endereço que, por exemplo, passará por obras que resultarão em desapropriações, perda do estacionamento na via ou transtornos que comprometam o acesso dos clientes ao seu endereço comercial, não é mesmo?
Além da acessibilidade com relação ao acesso à loja, é interessante verificar a infraestrutura existente para o atendimento de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, o que diminui os custos com adequações. Se o local tiver espaço para estacionamento, também é um bom diferencial.
2 – Cuidados com a estrutura
Boa localização e bom preço, embora soem como uma combinação ideal para qualquer negócio, devem disparar os sinais de alerta do empreendedor. Isso porque, nesses casos, há chances de que o ponto de vendas não esteja bem conservado, o que exigiria um bom investimento em reformas e adaptações.
Neste caso, é preciso calcular as despesas, definir se a responsabilidade pelas benfeitorias será do locatário ou do locador, além de negociar os descontos dessas melhorias no aluguel. Lembre-se: se a sua escolha for por alugar um ponto, todas as especificações devem estar claras no contrato.
Não é segredo, contudo, que passar pelo desgaste provocado pela reforma pode não compensar, fazendo com que a decisão mais acertada acabe sendo a de escolher um ponto que precise de menos alterações. Seu bolso e sua qualidade de vida agradecem.
3 – Contabilização do aluguel do novo ponto
Caso você esteja trocando de ponto de vendas com o objetivo de ir a um local mais bem localizado e maior, antes de preparar a mudança é necessário considerar se a decisão não vai impactar negativamente na saúde financeira da empresa. Isso porque, sendo o novo aluguel mais caro do que o atual, as finanças precisam comportar esse custo enquanto o novo endereço se estabelece.
Uma mudança de endereço que acarreta despesas a mais sem agregar nenhuma vantagem real para o negócio exige cautela. Ou seja, é preciso refletir um pouco mais sobre a mudança e, se for o caso, buscar outras opções de endereço. Aqui, como em tudo, o segredo está no planejamento. O novo local deve oferecer benefícios importantes em relação ao antigo para que o seu negócio saia ganhando.
4 – Legalização burocrática
Ao abrir um novo negócio, a papelada exigida sempre se mostra um grande desafio para o empresário, mas a mudança de endereço não deixa a desejar nesse quesito. Isso porque a troca do ponto de vendas não ocorre de forma pura e simples.
Existem questões burocráticas que precisam ser resolvidas, sobretudo se a mudança for de cidade ou estado. Esses ajustes vão desde a emissão das suas notas fiscais até o cadastramento do negócio nos órgãos reguladores, visto que é necessário fazer alterações no contrato social da empresa diretamente na Junta Comercial do Estado.
É preciso também cancelar a Inscrição Municipal em uma cidade e fazer o novo cadastro no outro município. Os documentos fiscais, a matrícula no INSS e na Caixa Econômica Federal também devem ser alterados. Então, vale consultar um contador e preparar toda a documentação antes de começar a planejar a mudança.
5 – Área comercial versus área residencial
Os endereços comerciais inegavelmente são as melhores alternativas na hora de escolher o ponto de vendas, mesmo porque essas áreas tendem a ser mais movimentadas e a infraestrutura costuma ser mais favorável para a concretização dos negócios. Regiões comerciais dão mais visibilidade às empresas, além de serem mais seguras do que áreas residenciais pacatas.
Para completar, áreas comerciais costumam ter bancos, papelarias, restaurantes e demais empresas nas proximidades que facilitam as rotinas administrativas. É claro que a competitividade também é mais acirrada, por isso vale dedicar um bom tempo na escolha de um ponto que não ofereça o risco do seu negócio ser engolido pela concorrência e nem de sofrer com a baixa movimentação da clientela.
Por outro lado, um negócio em uma área residencial pode sofrer menos impacto da concorrência, além de permitir uma proximidade com a comunidade, algo benéfico ao seu negócio. Tudo depende dos seus objetivos e do público que você quer alcançar.
Seja como for, é importante sempre consultar uma contabilidade de confiança para que a mudança ou escolha do ponto de vendas aconteça sempre dentro da legalidade e obedecendo às questões burocráticas que envolvem este assunto. A Kontisa está preparada para ajudá-lo nesta tarefa. Por isso, se você está selecionando ou mudando de ponto de vendas, fale com a gente! Se preferir, deixe seu comentário no espaço abaixo.
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