Saber quais são os cuidados antes de expandir a empresa é fundamental para que esse novo momento cheio de expectativas e projetos não se transforme em dificuldades operacionais. Ou seja, qualquer passo adiante precisa ser planejado, bem pensado e bem embasado. Não basta ter algum dinheiro guardado e perceber um aumento nos lucros!
Mas não se preocupe! Não estamos aqui para jogar um balde de água fria nas suas pretensões. O nosso objetivo é contribuir para que tudo aconteça de modo sustentável e seguro. Só assim você escreverá essa nova parte da história do seu negócio sem receios e preocupações. Por isso, fique atento às nossas dicas!
Os tipos de expansão empresarial
Há várias maneiras de desenvolver a sua empresa, todas elas com objetivos diferentes, mas sempre com uma intenção em comum: aumentar a relevância institucional perante os clientes e o mercado.
Para isso, alguns investem no desenvolvimento de novos produtos, outros na entrada em um novo ambiente de negócios. Há quem queira expandir utilizando o modelo de franquias ou acredite que abrir uma ou algumas filiais seja um caminho suficientemente interessante.
Determinados gestores creem que expandir a empresa significa simplesmente aumentar a capacidade de produção, ampliando a planta da fábrica, comprando novos equipamentos e contratando pessoal. E para um último grupo, apenas a atualização de equipamentos, a automação de processos e a modernização das rotinas já é capaz de trazer os resultados esperados.
Qualquer que seja o tipo de estratégia que você planeja implementar, é preciso uma análise profunda do seu negócio e do mercado. Assim, evita-se o risco de investir, não colher resultados e acabar ficando com as contas da expansão para pagar. A seguir, vamos elencar alguns itens que merecem atenção especial antes de qualquer movimento.
Cuidados antes de expandir a empresa
A primeira questão a ser observada é a estabilidade do seu negócio. Um bom trimestre de faturamento crescente com a incorporação de novos clientes é algo excelente, mas não o suficiente para dar andamento em uma estratégia de expansão. O ideal é que os bons resultados estejam estáveis (ou melhor: crescentes) há pelo menos três anos.
Além de avaliar o faturamento, é fundamental verificar o ambiente do mercado. Como está a apetite de consumo dos seus clientes e dos clientes deles? Há sinais de cortes de gastos ou retenção de investimentos? Como o seu setor está respondendo ao ambiente econômico do país? São perguntas que precisam ser feitas e respondidas com base em um levantamento apoiado em dados.
Quer um exemplo para entender melhor? Imagine uma churrascaria que esteja observando o crescimento de pessoas que se declaram veganas e vegetarianas e, por conta disso, e considerando alguns cuidados antes de expandir a empresa, decide investir em um cardápio para atender a este novo público.
Será que essas pessoas ― que tratam a alimentação de modo mais abrangente, considerando-a um estilo de vida ― vão topar deixar o seu dinheiro em uma churrascaria? E mais: ainda que uma pesquisa mostre que esse público está disposto a provar o novo cardápio, será que há volume de clientes suficiente para fazer esse investimento? Qual o custo com fornecedores?
Não são questões que interrompem os planos. Elas apenas jogam luz nos seus objetivos para que o planejamento seja mais qualificado e para que a expansão não traga dificuldades financeiras.
Um olhar para o público interno e externo
Por fim, é preciso avaliar a satisfação do seu cliente com o que você já oferece. Não adianta propor coisas novas se nem o que é fornecido atualmente está a contento. Se for o caso, antes é preciso corrigir os procedimentos em andamento e resolver a questão da percepção do cliente para evitar que ele vá para a concorrência na primeira oportunidade.
Outro cuidado antes de expandir a empresa é a mensuração do clima interno. É importante que os colaboradores estejam felizes e engajados para abraçar um novo momento. Sem isso, você pode ter mais dificuldades em implementar mudanças, mesmo que resulte em algum tipo de promoção ou melhorias para todos.
Aspectos legais entre os cuidados para expandir a empresa
Por fim, vale um estreitamento no relacionamento com uma contabilidade de confiança. Muitas vezes, a expansão pode exigir mudanças no regime tributário da empresa, o que demanda uma assistência profissional para saber como lidar diante dessa nova realidade.
Afinal, a intenção é crescer para lucrar, não para ter gastos impensados e pouco planejados. Por meio de uma contabilidade estratégica é possível evoluir sem que isso represente um impacto além do aceitável no orçamento da empresa.
E nesse sentido a Kontisa pode ajudar! Com suporte da nossa equipe, todos os cuidados antes de expandir a empresa serão observados à risca, e a parceria só tende a se fortalecer. Até porque é essencial uma boa contabilidade para que esse desenvolvimento seja sólido e qualificado.
Fale com a gente e conheça melhor os nossos serviços. Se preferir, ou caso tenha alguma dúvida a respeito do tema que tratamos neste artigo, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!
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