Saiba o que é e quais são os benefícios da contabilidade estratégica

O fato de a contabilidade ser a principal base fiscal e financeira de um negócio não é segredo. Contudo, limitá-la apenas a estes dois conceitos é fechar os olhos para as enormes  potencialidades que ela pode oferecer. E é nesse contexto que a contabilidade estratégica se apresenta como uma solução relevante e atual para todas as empresas.

Por meio dela, é possível usar as informações básicas fornecidas pela contabilidade gerencial ― estrutura de custos, cálculo de impostos e cumprimento das regulamentações ― para executar ações mais estratégicas e inteligentes, tais como o planejamento de táticas e operações futuras, a adequação no uso dos recursos, precificação e avaliação do desempenho.

Isso porque, ao trabalhar com medidas de custo, de desempenho e de risco, é possível identificar as potencialidades da empresa e, então, projetar as decisões mais apropriadas para enfrentar os desafios e obstáculos que surgem pelo caminho. Essa compreensão dos números e de seu papel estratégico na empresa facilita, e muito, a implementação da contabilidade estratégica.

Como a contabilidade estratégica atua

Um erro comum de muitas pequenas empresas, por exemplo, é pensar que não possuem quantidades suficientes de dados contábeis para colocar a contabilidade estratégica em prática. A verdade é que elas contam com mais dados do que imaginam, já que boa parte das transações são gravadas em seus registros financeiros e uma grande quantidade desses dados fica à disposição do empreendedor.

Essas informações podem ser muito poderosas nas mãos certas, pois compreender a realidade contábil de uma empresa pode ajudar na tomada de decisões e, desse modo, auxiliar na competitividade. É nesse sentido que a contabilidade estratégica se mostra fundamental para tornar a empresa uma líder de mercado, porque ela atua na coleta, registro e análise de informações patrimoniais e financeiras, transformando tudo isso em resultados.

Por isso, podemos dizer que a característica estratégica atribuída à contabilidade é uma evolução da contabilidade gerencial como forma de atender ao novo ambiente empresarial, o que garante uma gestão mais qualificada e um desenvolvimento empresarial mais sólido. Mas, afinal, de que forma a contabilidade estratégica pode transformar, na prática, a realidade da sua empresa? Para responder, vamos estudar cada um dos cinco principais pilares desse conceito tão importante!

1 – Estratégia de preço

Quando falamos em precificação de produtos e serviços, por exemplo, existem inúmeras variáveis que fazem parte do “modus operandi” do empreendedor na hora de descobrir o preço correto, justo e lucrativo — todos fatores interdependentes, mas que se influenciam mutuamente. Nesse contexto, uma das estratégias mais assertivas de definição de preço não está mais sob a total autonomia dos gestores e empreendedores, e sim em um conjunto de informações e dados coletados e nas variações do mercado.

Quer dizer, a contabilidade estratégica tem protagonismo no fornecimento de informações capazes de auxiliar na formação de preços dos produtos. Aqui, portanto, utilizar a contabilidade estratégica em meio a tantas variáveis vai ajudar não apenas a fazer uma precificação mais próxima à realidade do mercado e das necessidades da empresa, mas também pode descomplicar o planejamento de ações para garantir a lucratividade do negócio.

2 – Estratégia de custos

Outro viés importante que acaba sendo influenciado pela contabilidade estratégica é a redução dos custos. Isso porque, com os números do seu negócio em mãos, o empreendedor consegue otimizar ao máximo os recursos disponíveis, passo fundamental para que uma empresa consiga se manter competitiva e funcional.

Neste cenário, a estratégia de custos consiste em diagnosticar de maneira confiável todas as despesas e classificá-las, estabelecendo metas que possam melhorar a gestão sustentável dos recursos, orçamento, entre outras variáveis. Ela permite um maior controle sobre o que está sendo utilizado para a geração de receitas e para a redução do desperdício. Assim, a contabilidade estratégica atua ao garantir que as metas sejam fundamentadas em dados.

3 – Estratégia de investimento

Quando um negócio conquista a estabilidade e torna-se capaz de caminhar com as próprias pernas, pensar e planejar o crescimento é imperativo. E quando falamos em crescimento, a primeira palavra que vem em mente é investimento. Por isso, é fundamental que o empreendedor execute um planejamento estratégico para evitar captações indevidas de recursos ou financiamentos que podem se refletir em um verdadeiro tiro no pé.

Aqui, mais uma vez, a contabilidade estratégica se mostra uma ferramenta prática para a análise prévia das finanças, utilizando fatores financeiros, contábeis e econômicos do negócio para definir o melhor curso de ação. Com base na real situação econômico-financeira da empresa, as tomadas de decisões em relação a financiamentos e investimentos podem ser feitas de maneira mais segura, por meio de informações confiáveis e direcionadas para os objetivos reais da empresa.

4 – Estratégia de pessoal

A gestão estratégica de pessoas também é um fator indispensável para que as empresas consigam atingir as suas metas, manter o saldo positivo e a saúde financeira em dia. Nesse contexto, a contabilidade estratégica acaba permitindo que o empreendedor realize projeções para planejar as contratações considerando os gastos e encargos, podendo, assim, verificar possibilidades que permitam reduzir custos e riscos trabalhistas.

Além desses benefícios, uma estratégia de pessoal abrange, ainda, desde a retenção de talentos, planos de carreira e promoções até ao uso da administração horizontal. Quer dizer, por este método é possível aproximar os colaboradores das lideranças, tudo com o objetivo de melhorar a produtividade e a gestão de pessoas.

5 – Estratégia financeira

Por fim, a estratégia financeira, um fator extremamente importante na contabilidade estratégica, que auxilia na gestão de cobranças, prazos de recebimento e pagamentos, definição de melhores práticas de gestão, entre tantos outros aspectos relacionados. Ela é essencial, pois, quando as finanças não vão bem, o fluxo de caixa é comprometido, o que acaba afetando diretamente os resultados.

Em outras palavras, podemos entender que a contabilidade estratégica incide diretamente sobre o funcionamento da empresa. Por isso, uma boa contabilidade estratégica pode auxiliar no trabalho de gestão por indicar a necessidade de reduzir os preços, prever tendências, entre outros benefícios.

E a sua empresa, já usa a contabilidade estratégica para melhorar os resultados? Se você precisa de algum apoio nesse sentido, conte com a Kontisa! Com nossa experiência, podemos tornar a contabilidade na sua empresa uma peça-chave para o seu crescimento. Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo! Estamos prontos para atendê-lo da melhor forma!