Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de fazer uma gestão eficiente do seu negócio, certo? Entre os tópicos sempre se destaca a necessidade de empresários, gestores e colaboradores cortarem custos para que as contas fiquem equilibradas. Mas esse não é o único jeito para resolver as questões financeiras. Uma outra forma é aumentar as receitas da empresa.
Sabemos que este não é um trabalho fácil e exige tanta, ou mais, dedicação do que cortar os gastos. Porém, quando se encontra o caminho certo, o negócio passa a se desenvolver e crescer cada vez mais, deixando qualquer concorrente para trás. E é para indicar alguns passos desse caminho que estamos aqui. Siga com a gente e confira!
7 passos para aumentar as receitas da empresa
Quem é empresário sabe que os desafios para gerir um negócio são diários e que entre eles está aumentar as receitas da empresa. No entanto, nada é impossível para quem está disposto a crescer e se destacar no mercado. Para dar uma mão com essas dificuldades, separamos sete importantes passos que vão ajudar você a aumentar a receita e se tornar ainda mais competitivo. Veja:
1 – Mantenha os níveis de estoque saudáveis
O estoque é um departamento que demanda muita atenção, pois representa um gargalo quando não administrado da maneira correta. Se tiver excesso de matéria-prima, por exemplo, ele pode vencer e estragar, havendo o desperdício recursos. Se o níveis estiverem muito baixos, pode faltar recursos para produção, que pode parar e atrapalhar todo o cronograma.
Portanto, é fundamental estipular níveis saudáveis para o estoque. Eles devem representar a realidade, ou o mais próximo possível daquilo que a empresa produz e vende.
2 – Trabalhe as vendas com inteligência
Uma forma bem objetiva de aumentar as receitas da empresa é por meio das vendas. Mas como nada é tão simples no mundos negócios, isso pode ser bastante trabalhoso e exigir processos mais enxutos e maior conhecimento acerca dos clientes. É preciso entender que cada consumidor tem suas particulares e, portanto, as abordagens devem ser distintas. Por isso é recomendado trabalhar diferentes canais de vendas, como venda de porta em porta e e-commerce.
Além desses canais, é necessário aumentar o ticket médio dessas vendas. Veja como desenvolver essa estratégia:
• Oferecer frete gratuito a partir de determinada quantia;
• Desenvolver pacotes de serviços ou produtos;
• Trabalhar promoções periódicas e planejadas;
• Estruturar alteração no preço dos produtos.
3 – Seja parceiro dos seus fornecedores
Você considera seus fornecedores parceiros de negócios? Olhar para eles dessa forma e não como simples fornecedores talvez seja uma estratégia melhor. Converse com a equipe de compras e crie plano para melhorar as negociações de preços e prazos de pagamentos. Trabalhe em um sistema ganha-ganha, tomando algumas decisões que também favoreçam os fornecedores, assim, eles também vão querer favorecer você.
Ao conseguir um preço melhor em alguma mercadoria ou insumo, você pode diminuir o preço final para o consumidor e investir na venda. Ou pode manter o preço e obter uma margem maior.
4 – Reduza os custos variáveis
É claro que os custos não poderiam ficar de fora, mas aqui eles não são o ponto principal. Por isso que, sem criar pânico, explique para os gestores sobre a necessidade de diminuir os custos variáveis, como material de escritório, energia elétrica, entre outros. No entanto, não faça desta redução uma paranoia corporativa. Deixe claro os motivos das ações, cortando aquilo que é realmente excessivo, e evite a desmotivação no ambiente de trabalho.
5 – Intensifique a relação com os atuais clientes e conquiste novos
O relacionamento com a base de clientes deve ser prioridade sempre, afinal, são eles que compram e tornam a empresa lucrativa, não é mesmo? Porém, em momentos de crise ou instabilidades econômicas, a concorrência pode abrir mão de parte da margem de lucro para vender mais. Se você não quer fazer o mesmo, invista na relação com seus atuais clientes, mostrando à sua equipe que a fidelização é o que mantém as receitas equilibradas e com chances de crescerem.
Mas o assunto clientes não para por aqui. É fundamental buscar novos consumidores se o objetivo é aumentar as receitas da empresa. Estipule o funil de vendas do seu negócio e planeje uma meta realista para um determinado período de tempo.
6 – Implemente ferramentas de gestão modernas
Se você não chegou lá ainda, este é o momento. Esqueça qualquer ferramenta que não seja um sistema integrado de gestão, também conhecido como ERP. Por meio de um software como esse, é possível integrar toda a gestão do negócio e ter uma visão ampla, clara e objetiva de tudo o que está acontecendo em um só lugar, facilitando a tomada de decisões.
Esse tipo de sistema é o diferencial que irá ajudar com a receita do seu negócio, afinal, ele disponibiliza à gestão informações mais seguras e com caráter mais real.
7 – Tenha um contador de confiança
Para fechar as nossas dicas, não podíamos deixar de fora um dos profissionais que toda empresa precisa ter, seja como contratado, seja como terceirizado. O contador é o especialista dos números. Ele tanto coloca o seu negócio em dia com as questões burocráticas das legislações fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista como também pode ser o seu aliado quando o assunto é a estratégia financeira.
Então, se você quer saber como aumentar as receitas da empresa, um bom contador pode ser a solução para o seu problema. Com um profissional desse ao seu lado, você terá a certeza de seguir pelo caminho certo e ter um desenvolvimento sólido e qualificado. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo. Se preferir, deixe seu comentário no espaço abaixo!
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