Sazonalidade das vendas

Sazonalidade das vendas: como enfrentar esse período no meu negócio?

A melhor forma de começar a falar de um conceito é explicá-lo, certo? Então, vamos lá! Em sentido estrito, sazonalidade é uma qualidade que se verifica em uma estação. Já no amplo, corresponde aos padrões de desempenho ao longo de determinados períodos relacionados às estações climáticas. A sazonalidade das vendas, por sua vez, representa as variações no volume de vendas que ocorrem em períodos específicos do ano e se repetem anualmente.

É o que acontece, por exemplo, com o chocolate na Páscoa, e os brinquedos no Dia das Crianças. Nas semanas que antecedem a festa da Páscoa, o volume de vendas de produtos feitos de chocolate cresce em relação aos outros, mas passada a data, a procura volta ao patamar normal. Os brinquedos têm outras datas de apoio, como Natal, mas contam principalmente com a comemoração da data infantil para gerar um grande volume de vendas.

Olhando esses exemplos e, com certeza, lembrando de alguns outros enquanto lê este artigo, você deve estar pensando na pergunta lá do título: como enfrentar a sazonalidade das vendas no meu negócio? Siga com a gente e veja o que separamos para ajudá-lo!

Confira dicas de como driblar a sazonalidade das vendas

Pode parecer estranho falarmos assim, mas o enfrentamento à sazonalidade das vendas deve acontecer no período em que ocorre a variação da demanda, evitando, assim, que os impactos negativos atinjam a empresa. Isso significa que não adianta tentar resolver a questão do Dia dos Pais em junho ou do Natal em outubro. Tudo a seu tempo.

Com isso em mente, veja as dicas que separamos para auxiliar você a driblar a sazonalidade das vendas no seu negócio:

1 – Faça ações em datas comemorativas pré-definidas

Um dos piores erros de quem vai fazer uma ação em data específica é deixar tudo para a última hora. Não adianta ter uma boa ideia ou lançar uma promoção para cada data comemorativa se você não tiver um planejamento. Para não ter problemas, escolha a data (ou as datas) em que vai desenvolver a ação com antecedência.

Assim, fica mais fácil elaborar o planejamento, conseguir bons fornecedores e criar uma campanha atrativa que se destaque da concorrência. Além disso, seja bastante criterioso ao estabelecer o cronograma de atividades, pois investir em todas as datas comemorativas pode tornar a imagem da marca cansativa. Procure selecionar os períodos que têm mais aderência ao seu negócio.

2 – Desenvolva uma mensagem focada no público específico

Como cada data tem um público e um apelo diferente, é necessário definir com cuidado a abordagem e a mensagem que será usada em cada campanha. Para atingir os objetivos e as metas de venda, você precisa pensar nas emoções e sentimentos que deverão ser transmitidos, destacando como o seu produto pode fazer um momento mais feliz, por exemplo.

Digamos que, para o Dia das Pais, você vai reforçar a importância da união entre pais e filhos por meio do esporte. O importante é desenvolver uma mensagem criativa, direcionada e diferente apontando como seus produtos contribuem efetivamente para isso, e não apenas aumentar a quantidade de anúncios sobre o tema.

3 – Faça parcerias com os fornecedores

Se você tem um planejamento significa que sabe o que vai fazer, certo? Isso dá a oportunidade de escolher os fornecedores mais concorridos, conseguir as melhores mercadorias e negociar os preços mais atrativos. E tudo isso garante segurança para as vendas, uma vez que os estoques estarão completos e poderão ser repostos, se necessários.

Buscar pelos melhores fornecedores e fazer parcerias duradouras é uma forma de assegurar que o seu comércio não será pego de surpresa durante o período de sazonalidade das vendas.

4 – Planeje o estoque de produtos

Na mesma linha dos fornecedores, você também precisa incluir no seu planejamento a questão do estoque, pois esse é um dos principais erros das empresas em relação à sazonalidade das vendas. E sem estoque, não há produtos, consequentemente, não existe venda e nem dinheiro no caixa, acarretando ainda um visão negativa do seu negócio.

Para evitar que isso aconteça, faça uma estimativa do quanto será preciso produzir ou comprar para não faltar produto em cada data especial. Considere dados do ano anterior, verifique as perspectivas de vendas atuais com base em pesquisas de intenção de compra e de confiança do consumidor no comércio e deixe tudo alinhado com os seus objetivos e metas de crescimento.

5 – Conte com o auxílio estratégico da contabilidade

A contabilidade pode ser um ótimo ponto de partida para o planejamento dos períodos sazonais. Lembre-se que os escritórios reúnem boa parte das transações financeiras de seus clientes e que essas informações ficam à disposição dos empresários, podendo ajudá-los a tomar as melhores decisões. É a contabilidade estratégica atuando!

Além disso, os contadores são profissionais que lidam e entendem o mercado como poucos. Então, eles podem atuar como consultores, indicando e orientando sobre o que é melhor fazer em determinados períodos. Basta que as partes se entendam em relação a como fazer essa troca de informações.

Se você precisa de algum apoio nesse sentido, conte com a Kontisa! Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo! Estamos prontos para atendê-lo da melhor forma!