Saiba como fazer o refinanciamento de tributos

Muitas vezes, em momentos desafiadores pelos quais passa qualquer empresa, o empreendedor faz um verdadeiro malabarismo para manter todas as operações funcionando. Então corta daqui, economiza dali, parcela acolá e, infelizmente, às vezes, os impostos acabam ficando para trás. Mas, por mais que o tempo ruim possa ter passado e tudo esteja indo de vento em popa, não é interessante ficar com o peso de estar devendo ao Fisco nas costas, não é mesmo? Por isso, sempre que surge uma oportunidade de refinanciamento de tributos, é interessante aproveitá-la.

E agora em 2017 não é diferente. Normalmente, o governo edita o que já ficou conhecido como Refis, um programa de refinanciamento das obrigações fiscais que estão atrasadas. Mas neste ano o projeto foi batizado com outro nome, e passou a se chamar Programa de Regularização Tributária (PRT). Independentemente do título, o importante é buscar os meios de evitar débitos que possam comprometer a sua operação.

Programas de refinanciamento de tributos garantem o futuro da empresa

Uma das iniciativas mais recentes para regularização tributária, o PRT oferece condições de renegociação de qualquer débito vencido até 30 de novembro de 2016 com a Fazenda Nacional.

O programa foi regulamentado em fevereiro deste ano e ainda há tempo de os empresários aderirem. No site da Receita é possível conhecer o texto completo e todo o detalhamento do programa. A adesão segue até dia 31 de maio de 2017.

Além desse, a Receita sempre oferece oportunidades para que as empresas fiquem em dia com o Fisco. Vale consultar o órgão federal ou mesmo uma contabilidade da sua confiança para saldar qualquer pendência que exista, até porque, como dissemos, a irregularidade compromete o funcionamento da sua empresa, deixando ela numa insegurança jurídica muito grave, que pode afetar a obtenção de investimentos, empréstimos e, depois de algum tempo, impactar diretamente no seu caixa. Afinal, não é possível ficar inadimplente muito tempo. Alguma hora esses valores serão cobrados e pode ser que num ultimato as condições não sejam as mais adequadas para proporcionar sustentabilidade ao seu negócio.

Estar em dia com essas obrigações é muito mais satisfatório para a realização do seu trabalho diário. É possível respirar com tranquilidade evitando o incômodo de qualquer punição ou impedimento. Aderindo aos programas governamentais de renegociação, fica mais fácil se organizar e ainda encontrar um espaço no orçamento para investir e crescer. Quer dizer: refinanciar os tributos é garantir o seu futuro.

E, claro, se você precisar de ajuda para esse processo de gestão financeira e organização do caixa da sua empresa, conte com a gente! Temos as soluções ideais para levar muito mais tranquilidade e bons momentos para o seu negócio. Fale conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo!