Saiba como a contabilidade pode ajudar a reduzir os custos da empresa

Trabalhar a otimização dos recursos é uma das preocupações de todo negócio. Em um cenário de instabilidade econômica, torna-se ainda mais necessário adotar comportamentos que visem reduzir os custos da empresa, como contar com parceiros eficientes. Eles ajudam a diminuir gastos desnecessários ou que estejam sendo mal empregados, transformando-os em verdadeiros investimentos. É o caso de um escritório de contabilidade.

Na otimização dos custos, ele irá auxiliar no processo de gerenciamento assertivo dos gastos a partir de uma análise minuciosa da saúde financeira, resultando em um planejamento mais preciso e condizente com as necessidades  da empresa. Além disso, também fornece assistência em relação à escolha do regime tributário que melhor se aplica ao seu negócio. Também oferece apoio especializado a respeito da compensação e restituição de impostos referentes aos créditos do ICMS, PIS, COFINS, IRPJ E ISS, resultando em significativos ganhos fiscais.

O serviço do escritório de contabilidade também ajuda a reduzir os custos da empresa a partir da regularização, evitando gastos desnecessários com multas ou juros em função da renegociação de impostos atrasados. Além, é claro, de resguardar o seu negócio, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e evitando processos dessa natureza.

A partir da utilização de instrumentos contábeis, é possível diminuir o pagamento de impostos de maneira legalizada, lidando adequadamente com o Fisco, sem se indispor com fornecedores e clientes, o que torna o planejamento de custos da empresa mais eficaz.

Mas apesar de ser um dos meios mais relevantes neste processo de redução de custos, ele não é o único. É possível adotar outros comportamentos que também ajudarão o seu caixa a fechar cada vez mais no azul.

Conheça outras medidas utilizadas para reduzir os custos da empresa

Atitudes pontuais podem ser cruciais para que, no fim do mês, ao contabilizar os custos do seu negócio, a conta não fique maior do que deveria. Confira o que pode ser feito!

Faça um planejamento

É de fundamental importância realizar um planejamento antes de sair cortando custos desenfreadamente. Diante disso, faça uma análise a fim de identificar o que tem gerado mais gastos que o necessário, quais resultados se deseja alcançar e em quanto tempo isso pode ser possível.

Estipular metas periódicas ajuda a tornar a redução de gastos algo mais concreto. Podem ser estipulados objetivos mensais, semestrais e anuais. Ao acompanhar o progresso, será possível observar o que efetivamente tem ajudado a reduzir os custos da empresa e identificar os pontos a serem ajustados.

Controle o estoque e o fluxo de caixa

Deixar de acompanhar o estoque e não ter uma noção exata das entradas e saídas de caixa são atitudes extremamentes prejudiciais ao seu negócio. Manter um controle eficiente a respeito dos itens em estoque evita a perda de vendas motivada pela falta de produtos ou matéria-prima, assim como a compra de itens em demasia sem necessidade. Lembre-se que estoque parado é sinônimo de dinheiro desperdiçado.

É preciso também fazer um acompanhamento constante do fluxo de caixa, organizando as entradas e saídas em categorias específicas que vão ajudar a visualizar com nitidez e precisão os gastos com cada item em um determinado período de tempo. A partir desses dados, é possível pensar em meios estratégicos de reduzir os custos da empresa nos elementos que apontarem mais despesas.

Ouça os colaboradores

Nada melhor do que dar voz ― e estar disposto a ouvir ―  quem está diretamente envolvido com o cotidiano do seu negócio para identificar desperdícios e pensar em ações que possam reduzir os custos da empresa.

Centralizar as decisões com os gestores, impedindo que os funcionários opinem, pode resultar em perdas de interessantes oportunidades para otimizar as atividades internas. Há empresas, inclusive, que contam com programas destinados a incentivar a criação de projetos entre os próprios colaboradores, tudo com o intuito de gerar economia à empresa.

Além disso, também é necessário levar em conta o feedback das equipes em relação às medidas colocadas em prática. Isso facilita o desenvolvimento das ações, ajudando a mantê-las sempre alinhadas com as metas da empresa.

Tenha ajuda da tecnologia

Investir na automatização de processos por meio de softwares integrados certamente permite reduzir os custos da empresa. Hoje em dia, há softwares destinados a diferentes áreas, da gestão de RH ao controle de estoque, que resultam em economia em todos os setores.

Esse recurso facilita a reunião de dados responsáveis por gerar informações integradas no sistema de modo acessível e seguro, já que ficarão armazenados na nuvem e passíveis de serem consultados sempre que necessário.

Isso também facilita o planejamento, pois faz com que os gestores possam tomar as decisões com mais embasamento e agilidade.

Conte com a Kontisa

Se uma das atitudes primordiais para gerenciar os recursos financeiros é dispor de um bom escritório de contabilidade, então, conte conosco nesta tarefa! Temos uma equipe preparada para ajudar você a reduzir os custos da empresa. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário no box abaixo ou entre em contato. Estaremos à disposição para ajudá-lo!