Prepare-se para declaração do Imposto de Renda 2017

Falta menos de um mês para os brasileiros começarem a acertar as contas com o leão, mas você não precisa esperar o período de declaração do Imposto de Renda 2017 (IRPF 2017, ano-base de 2016) para se preparar adequadamente. Quanto mais cedo você entregar a sua declaração, antes será possível receber a restituição. E em caso de faltar algum documento ou informação, há tempo para ir atrás de tudo antes que se encerre o prazo, que começa dia 2 de março e vai até 28 de abril.

O primeiro passo é solicitar à sua empresa o comprovante de rendimentos, documento essencial porque informa quanto você recebeu de salário, quanto pagou de imposto na fonte (descontado na folha de pagamento), de INSS e ainda outros detalhes, como gastos com plano de saúde coletivo ou aportes no plano de previdência. Este documento precisa ser entregue aos funcionários até o dia 27 de fevereiro, mas é possível solicitar ao RH antes dessa data para ir se organizando com antecedência.

Além disso, é preciso juntar informações detalhadas sobre demais fontes de renda, como aquelas vindas de investimentos ou outra atividade remunerada, como aluguel de imóveis e extrato de saldo bancário (de todos os bancos que o contribuinte mantém conta).

Depois, é só reunir toda a documentação para desconto do imposto devido, como documentos que comprovam despesas médicas e educacionais. Esse é um trabalho que, se não foi tratado com organização ao longo do ano, precisará ser feito agora. Por isso é importante essa antecipação. No caso do abate de gastos educacionais, a Receita só valida o custeio com ensino fundamental, médio e superior. Compra de materiais escolares, livros didáticos, aulas de reforço, cursinhos preparatórios, de idiomas ou informais não podem ser considerados.

Declarar o Imposto de Renda 2017 é falar sobre a sua vida. Por isso, fale certo!

A primeira recomendação é jamais tentar utilizar qualquer artifício para camuflar algum rendimento ou bem e nem mesmo recorrer a recursos que deem acesso a abatimentos se eles não forem legítimos e indiscutivelmente comprováveis. Isso porque a Receita possui uma grande capacidade de cruzamento de informações para se certificar de que tudo o que você está dizendo é verdadeiro.

Como é uma atividade bastante importante e, em muitos casos, complexa, vale pesquisar, conhecer e entender as exigências e facilidades divulgadas pelo Fisco para permitir que toda a declaração fique mais facilitada.

Por exigências, destacam-se a obrigatoriedade de que, a partir deste ano de 2017, todos os dependentes com mais de 12 anos tenham CPF. Portanto, se for o seu caso e essas pessoas não tiverem esse documento, é necessário providenciar. A solicitação pode ser feita pelo site da Receita, nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O custo é de R$ 7 por documento.

Por facilidades, podemos ressaltar a disponibilização do Programa Gerador de Declaração do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física 2017 já no dia 23 de fevereiro pelo site da Receita. É possível importar as informações da declaração do ano anterior para agilizar o preenchimento dos dados. No entanto, se houve alguma alteração em relação à propriedade (você vendeu seu imóvel e comprou um novo, ou trocou de carro, por exemplo), isso deve constar no formulário, alterando o que já foi detalhado em 2016.

Lembre-se: entregar a sua declaração de forma completa, correta e em dia evita multas, invalidação do seu CPF, afasta você do terror da malha fina e, melhor de tudo, caso você tenha direito (e como já dissemos), proporciona o pagamento da restituição mais cedo. Por isso, se você precisar de ajuda nessa parte burocrática e indispensável da sua vida, fale com a Kontisa! Estamos aqui prontos para auxiliá-lo.