Saiba como reconhecer o ponto de equilíbrio contábil da sua empresa

Muito se fala sobre o ponto de equilíbrio na vida, como sendo o ponto de partida para melhores conquistas. Certamente você já deve ter ouvido e lido conselhos assim. E, acredite, eles são reais e valem também para o mundo dos negócios! Estamos falando do ponto de equilíbrio contábil. No entanto, diferentemente dos conselhos sobre a vida, no empreendedorismo esse ponto significa, basicamente, o momento em que a receita e as despesas da empresa se igualam.

E o que acontece a partir daí? Bom, no momento em que uma empresa consegue “zerar” a conta, ela pode começar a ter lucro. Ou seja, o ponto de equilíbrio contábil está diretamente ligado à sustentabilidade da empresa, portanto, é fundamental entender a importância que ele tem sobre o seu negócio e o quanto a sua empresa pode ganhar ao olhar com mais atenção para essa informação.

As vantagens de conhecer o ponto de equilíbrio contábil da sua empresa

Com as informações obtidas por meio do cálculo do ponto de equilíbrio, é possível, por exemplo, identificar o número de vendas ou o valor das transações, dados essenciais para manter a casa em ordem, sem ter prejuízo. Além disso, com os dados organizados, é possível detectar com rapidez possíveis quebras nesses valores.

Por isso, o cálculo deste indicador é fundamental para analisar como está a saúde financeira de uma empresa. Se antes a situação estava desfavorável e, depois de um intenso trabalho de gestão, os cálculos indicaram equilíbrio, significa que o resultado foi atingido e que houve retorno dos investimentos realizados. Agora, se os valores ficaram abaixo, é hora de ligar o alerta, pois significa que a receita não foi suficiente para cobrir os custos e despesas.

Então, ficou claro até aqui que conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa é indispensável para analisar a viabilidade da sua empresa e controlar os resultados do seu investimento, não é mesmo? Além disso, com esta análise também é possível garantir mais precisão no momento de precificar o seu produto ou serviço, estimulando a concorrência e potencializando o seu espaço no mercado.

Mas também é preciso ficar atento às particularidades dessa informação tão fundamental para o seu negócio. Ao contrário do que muitos gestores pensam, existem diferentes formas para se chegar a esse valor.

Indispensáveis para garantir o controle financeiro de qualquer empresa, vamos mostrar três conceitos importantes para garantir o controle financeiro do seu negócio. Confira!

Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico

O ponto de equilíbrio é um conceito utilizado em economia e finanças para indicar, como dissemos, o valor no qual as despesas e receitas de um negócio se igualam. A partir daí, toda venda é contabilizada como lucro real para o empreendimento. Mas existem três conceitos distintos, cada um com sua particularidade que, embora relacionados, possuem maneiras próprias de cálculo.

O ponto de equilíbrio contábil é mais simples e mais utilizado pelas empresas. Nele, o valor dos custos e de despesas fixas é dividido pela margem de contribuição. O resultado deste cálculo é a receita necessária para igualar os gastos da empresa. Dentro dele, há duas variações: o ponto de equilíbrio financeiro e o ponto de equilíbrio econômico.

No ponto de equilíbrio financeiro, alguns valores são excluídos dos custos fixos, como a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis.

Já no ponto de equilíbrio econômico, o custo de oportunidade se junta à soma, sendo considerada junto com as despesas fixas. Vamos a um exemplo prático: a sua empresa tinha R$ 100 mil na poupança e poderia aplicar este valor em um investimento com rendimento de 20% ao ano. Ao invés disso, você preferiu investir a soma na própria empresa. O ponto de equilíbrio econômico considera essa margem de 20% que você receberia ao final de um ano em outro investimento, ou seja, você só chega a ele se, após pagar as despesas, a remuneração for compatível ao que renderia no mercado financeiro.

Quais indicadores são levados em consideração para calcular o ponto de equilíbrio?

Antes de chegar ao resultado do ponto de equilíbrio da sua empresa, alguns indicadores e fatores precisam ser apurados e analisados. Entre eles está a despesa fixa, que nada mais é do que os valores básicos que você tem para manter a empresa em operação.

Mas quais são os fatores apontados aqui? Nas despesas fixas inclui-se, por exemplo, aluguel do escritório, salário dos funcionários, contas de água, luz, telefone, materiais de escritório, higiene e limpeza e serviços de manutenção.

Além das despesas fixas, é necessário verificar a margem de contribuição do seu negócio, ou seja, o ganho sobre as vendas após o desconto dos gastos variáveis. Útil para encontrar o ponto de equilíbrio, esse indicador também costuma ser utilizado no momento do cálculo do preço de venda dos produtos.

Fique atento ao ponto de equilíbrio e alavanque seus negócios!

Ter informações sobre o seu negócio nunca é demais! Mas há alguns dados essenciais para manter a saúde financeira e buscar uma tomada de decisões mais assertiva com o objetivo de guiar os próximos passos da sua empresa. Entre essas informações fundamentais está o ponto de equilíbrio. Com esse tipo de dado em mãos, você tem um diagnóstico mais preciso da situação financeira do seu negócio e de quais aspectos deve atacar com ações mais precisas, evitando prejuízos e maximizando a lucratividade.

Conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa permite que você enxergue com mais facilidade os números que podem estar impedindo o seu crescimento e prejudicando a saúde financeira do seu negócio. Por isso, fique atento! Sua empresa só tem a ganhar, afinal, informação nunca é demais!

E, claro, se você estiver precisando de ajuda e ainda mais informações tanto sobre ponto de equilíbrio quando sobre a sua empresa para ter acesso a esses dados, fale com a gente! Acesse o nosso site, conheça nossos serviços e entre em contato conosco! Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!