Saiba quando e como elaborar um plano de negócios

A ânsia de empreender faz com que, muitas vezes, etapas importantes de planejamento sejam subestimadas ao longo do processo. O plano de negócios é uma delas. Por mais que saibamos que nem sempre é fácil transformar objetivos em metas concretas, quando falamos em empreender isso se torna ainda mais desafiador em função da importância que tem para o crescimento de qualquer empresa.

Contar com o auxílio desse documento é fundamental para um desenvolvimento sustentável e seguro, pois fornece uma noção mais precisa a respeito do cenário externo, deixando o empreendedor mais bem preparado para lidar com o mercado. Além disso, o plano de negócios também permite esboçar e delinear as ações que precisam ser colocadas em prática para que os objetivos sejam atingidos.

O momento indicado para fazer um plano de negócios

O plano de negócios deve ser entendido como algo dinâmico. Ainda que o recomendável seja produzi-lo logo no estágio inicial do negócio, é comum encontrar empresas já constituídas que ainda não contam com esse planejamento. Em razão de seu dinamismo, esse documento pode e deve ser atualizado sempre que houver necessidade de rever a rota seguida ou até mesmo ao fazer novos investimentos. O importante é que ele esteja continuamente alinhado aos objetivos do seu negócio.

Vale lembrar também que o seu direcionamento depende do momento pelo qual a empresa está passando. Um negócio recém-criado, por exemplo, pede um plano de negócios mais voltado à viabilidade e sustentabilidade financeira. No caso de empresas já estabilizadas no mercado, ele pode ser utilizado como uma ferramenta de autoconhecimento, permitindo reconhecer qualidades e ter uma noção mais exata sobre os pontos que precisam ser revistos, além, é claro, de proporcionar um melhor entendimento acerca das estratégias utilizadas para chegar aonde se deseja. Por isso, seja qual for a fase da empresa, é importante não subestimar a importância do plano de negócios.

Conhecer a si mesmo e ao mercado, independentemente do segmento ou porte, é imprescindível para saber identificar as oportunidades, estar preparado para lidar com as adversidades e, sobretudo, ter uma visão mais ampla a respeito do seu próprio negócio.

Veja como elaborar o plano de negócios

Apesar de, em um primeiro momento, parecer uma atividade burocrática e cansativa, no decorrer da elaboração do plano será possível identificar que ele consiste, basicamente, em materializar o planejamento da sua empresa. A estruturação, no entanto, pode variar.

Em linhas gerais, devem estar presentes informações relacionadas ao produto ou serviço oferecido, às estratégias de distribuição e aos aspectos financeiros. A ideia é seguir uma estrutura que permita identificar facilmente os objetivos da empresa, o mercado no qual ela está inserida e as estratégias de marketing que serão adotadas.

É importante ter em mente que, quanto mais detalhes a respeito da sua empresa constarem no documento, mais proveitoso será o resultado final. Para ajudar você nessa tarefa, reunimos alguns elementos fundamentais, que ajudarão a montar a estrutura do seu plano de negócios. Confira!

  • Modelo de negócio: Este ponto é crucial para as empresas que estão desenvolvendo o plano de negócios ainda no estágio inicial. Muitas vezes confundido com o próprio plano, o modelo de negócio é o espaço no qual serão inseridas informações sobre o produto ou serviço comercializado e de que forma isso será feito  Aqui deve constar o público de interesse, o nicho de mercado, os concorrentes diretos e indiretos e as estratégias utilizadas para obter destaque em meio a eles. É preciso pesquisar e identificar o modelo mais indicado para o seu negócio.
  • Sumário executivo: Apesar de ser uma das primeiras partes apresentadas no plano de negócios, o sumário executivo deve ser escrito por último, pois deverá reunir os dados presentes no documento, incluindo as conquistas de maior relevância e as projeções positivas para a empresa. É ele que mostrará o potencial do seu negócio. Consiste em um resumo do plano escrito em uma ou duas páginas, de maneira objetiva, levando em conta que será o primeiro contato que o leitor terá com o planejamento.
  • Análise de mercado: Aqui deverão ser identificados todos os agentes que atuam e com os quais a sua empresa terá de interagir: concorrentes, fornecedores e, claro, os clientes. Este último deve ser abordado com um pouco mais de detalhamento a respeito do seu comportamento perante o mercado. Também é importante fazer uma descrição dos produtos e serviços trabalhados, principalmente em relação ao custo-benefício e à qualidade. A reunião dessas informações dará uma melhor dimensão do contexto no qual a sua empresa está ― ou pretende estar ―  inserida.
  • Plano de marketing: É a partir dele que será definido o orçamento destinado ao marketing. Aqui são colocadas as estratégias utilizadas para fazer o seu produto efetivamente chegar ao público-alvo. É preciso descrever as expectativas dos leads e as ações para conversão de clientes, dentre outras questões referentes ao posicionamento da sua empresa.
  • Plano financeiro: Neste ponto serão apresentados os indicadores financeiros da empresa, sua viabilidade econômica e projeções, incluindo o investimento inicial, custos e despesas, fluxo de caixa, demonstração de resultados e futuros investimentos. Esses números devem ser explicados de maneira objetiva e de fácil compreensão.

De modo geral, o plano de negócios deve ser visto como um documento que, além de um importante aliado nas estratégias, também mostrará o potencial da sua empresa. Por isso, dedique-se na elaboração e faça dele um importante aliado para a sua gestão estratégica.

Se surgirem mais dúvidas, consulte nosso e-book criado especialmente para quem está começando a empreender ou entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!