Entenda o que é gestão financeira e quais ações podem torná-la mais eficiente

Uma gestão financeira eficiente é a base para o sucesso de qualquer empresa. Ele é importante não somente para fazer o empreendimento crescer, mas para ele ganhar competitividade em relação à concorrência.

Sabendo disso, nosso artigo irá explicar mais detalhadamente o que é a gestão financeira. E em seguida, abordaremos algumas ações capazes de tornar este trabalho mais eficiente.  

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados do negócio e aumentar o patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

Dentro de tudo que a gestão financeira engloba, existem algumas ações que podem qualificar este trabalho. A primeira delas é a separação da conta corporativa e da conta pessoal. Ao proceder dessa maneira, você tem mais facilidade para saber qual é lucro real de sua empresa, os resultados de seus investimentos, e mais praticidade na hora de projetar o futuro.

Com a separação das contas, você pode controlar melhor seus gastos e adequá-los à situação em que a empresa se encontra. É bastante comum empresários irem à falência por gastarem os recursos do negócio com despesas próprias. Sem a mistura das contas, você conseguirá controlar melhor esses valores.

Uma segunda ação é a redução dos custos. Para isso, iremos lhe mostrar 5 passos que lhe proporcionarão uma gestão financeira mais eficiente:

  • 1º Passo – Identifique os gastos: essa identificação oferece mais clareza sobre todas as despesas do negócio. Assim, você consegue identificar gastos desnecessários ou exagerados e, assim, eliminá-los.
  • 2º Passo – Faça um bom planejamento: com ele você é capaz de eliminar custos sem precisar tomar medidas drásticas de imediato, como demitir funcionários ou diminuir a qualidade de seu produto.
  • 3º Passo – Tenha metas claras e objetivas: o trabalho em equipe é essencial para se atingir as metas. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores estejam cientes delas.
  • 4º Passo – Otimize o seu estoque: verifique quais produtos permanecem estagnados e que estão correndo o risco de se deteriorar com o tempo. Então, desenvolva estratégias para vendê-los o mais rapidamente possível.
  • 5º Passo – Invista em tecnologia: elimine trabalhos manuais desnecessários e documentos em papel. Digitalize o máximo de papelada que puder e conte com sistemas de automação comercial para isso.

Consolidada a redução de custos, você pode passar à precificação. É por meio dela que se chega ao valor ideal que os produtos ou serviços devem ter. Isso sem esquecer de que este valor deve cobrir todos os custos de sua empresa e ainda propiciar uma margem de lucro adequada ao seu tipo de negócio.

A precificação correta também é importante pois preços acima do mercado podem causar perdas de venda, enquanto preços abaixo do necessário acabam impedindo que o empresário cubra todos os custos que teve durante a produção.

Para calcular corretamente o preço de um produto, o empresário deve considerar o valor dos impostos pagos, o valor do frete pago para a entrega do fornecedor até a empresa, o custo da mão de obra envolvida, custo com energia elétrica, água, aluguel, embalagens e a margem de lucro. No caso das empresas de serviços, como muitas vezes não há o custo da logística e da matéria-prima, eles devem ser substituídos pela hora de trabalho dos colaboradores e, claro, a folha de pagamento.

Mas, para uma gestão financeira de qualidade, não bastam a separação das contas, a redução dos custos e a precificação correta. Há mais itens que precisam ser considerados.

Outras ferramentas para a gestão financeira

O fluxo de caixa é um tipo de controle da movimentação financeira em um determinado período. Ele considera entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados. A partir de uma visão diária, semanal ou mensal, ele é capaz de oferecer valiosos instrumentos de análise e gestão para um negócio.

Para que este processo seja mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, devem ser registradas. É comum que pequenas empresas se organizem através de planilhas, porém, é recomendável contar com um sistema de gestão on-line, que possui mais ferramentas de verificação, além de oferecer informações mais seguras e em tempo real para que você possa tomar decisões mais assertivas.

E, por fim, não poderíamos esquecer da importância da contabilidade para a gestão financeira. A contabilidade auxilia o empresário com a coleta, o registro e a análise dos fatos que afetam a situação patrimonial de sua empresa, ajudando-o na tomada de decisões, especialmente em relação a tributos e à regularidade da operação.

Neste sentido, a Kontisa pode ser a parceria ideal para o desenvolvimento do seu negócio. Entre em contato conosco, saiba como podemos qualificar a contabilidade da sua empresa e contribuir para que, por meio da organização tributária e operacional, a sua gestão financeira fique em dia.