Gestão de pessoas

Conheça os cinco pilares de uma gestão de pessoas estratégica

A gestão de pessoas tem se tornado uma tarefa desafiadora nas empresas devido às mudanças que estão acontecendo no ambiente de trabalho. Hoje, a nova força de trabalho busca mais do que bons salários e estabilidade no emprego. Por isso, é preciso desenvolver um RH estratégico, que tenha como objetivo entender os colaboradores e alinhar seus interesses com os da própria empresa.

As organizações começaram a perceber a importância do ativo humano. Muitas delas já viram que ao fazerem as contratações corretas e motivarem seus profissionais é possível melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços. Só que para isso precisam administrar suas equipe com atenção e qualidade.

Por isso, uma gestão de pessoas estratégica se torna indispensável e há várias maneiras de fazê-la. Uma delas é começar desenvolvendo seus cinco pilares, que são o assunto do nosso texto de hoje. Siga com a gente e confira!

Os pilares de uma gestão de pessoas estratégica

Para que uma gestão de pessoas estratégica obtenha sucesso, ela precisa ser bem estruturada. Por isso, para que sua empresa possa adotar essa abordagem de uma maneira eficiente, é necessário desenvolver os seus cinco pilares. Veja quais são eles:

1 – Equipe motivada

Podemos dizer que este é o principal pilar do desenvolvimento da gestão de pessoas estratégica, pois uma empresa somente consegue alcançar o sucesso se tiver a equipe trabalhando junto, com os mesmos objetivos. O funcionário motivado veste a camisa e passa a se dedicar mais às suas tarefas.

Porém, é importante lembrar que motivação não significa apenas maiores salários. Os líderes precisam ser capazes de incentivar os colaboradores de outras formas, oferecendo um ambiente agradável, prêmios, bonificações, entre outros benefícios. O reconhecimento pelo bom trabalho perante os colegas, muitas vezes, vale mais do que qualquer valor em dinheiro.

2 – Treinamento em dia

A capacitação da equipe é fundamental, pois mantém o conhecimento dos profissionais atualizado e aumenta suas habilidades. Com isso, eles conseguem melhorar sua performance e fazer um trabalho cada vez mais qualificado. Diante disso, é importante que gestores e empresa vejam os treinamentos como investimento e não como gasto, pois isso demonstra aos colaboradores que a organização os valoriza e acredita em seus potenciais.

3 – Boa comunicação

Outro item essencial para o sucesso de uma gestão de pessoas estratégica é a comunicação. É fundamental que todos entendam sua função dentro da empresa e se comprometam com ela. Isso significa que os gestores e líderes de equipe devem orientar os funcionários de forma clara e objetiva para garantir que todos estejam alinhados às metas estabelecidas no planejamento estratégico do negócio. Assim, todos serão capazes de entender seu papel na empresa.

4 – Trabalho em equipe

Uma gestão de pessoas estratégica segue um modelo horizontal, em que os funcionários trabalham de forma alinhada na busca de um resultado comum. Para que isso aconteça com qualidade, a liderança precisa manter seu grupo integrado e colaborando para atingir os objetivos do trabalho. Um passo importante aqui é fazer com que as equipes conheçam as atividades dos outros setores, pois isso permite que eles deixem de lado uma visão limitada de seu trabalho e possam ter uma visão mais ampla de toda a empresa.

5 – Desenvolvimento pessoal e profissional

Para ser considerada estratégica, a gestão de pessoas precisa levar em consideração não só os interesses da empresa, mas também dos funcionários. Diante disso, é interessante que os gestores pensem e invistam tanto no desenvolvimento profissional quanto pessoal de seus colaboradores.

Então, é necessário considerar o aprimoramento das habilidades dos profissionais para mantê-los sempre atualizados e satisfeitos, o que pode ser feito por meio de treinamentos e outras formas de capacitação, como já falamos. E também estimular o aprimoramento pessoal para que eles se tornem cidadãos melhores. Para isso, pode-se oferecer cursos de desenvolvimento humano como oratória e relacionamento interpessoal, por exemplo.

Contabilidade

Mantenha o alto padrão organizacional

É bem interessante desenvolver os cinco pilares de uma gestão de pessoas estratégica dentro da empresa. Porém, o que acontece com certa frequência é um foco muito grande nessa tarefa, deixando de lado alguns outros tópicos também importantes, como folha de pagamento, benefícios e as outras vantagens financeiras que também oferecem satisfação aos colaboradores.

No entanto, essa parte burocrática não precisa, necessariamente ser feita pelo RH. Ela pode ser delegada a profissionais que estão acostumados a lidar com essa papelada no dia a dia, como os contadores.

Aqui na Kontisa, operacionalizamos todas as rotinas referentes à contratação, remuneração e desligamento dos funcionários dos nossos clientes. Fazemos os cálculos trabalhistas e a elaboração dos documentos necessários para a perfeita formalização da relação jurídica existente entre empresa e trabalhador empregado ou autônomo.

Para saber mais, entre em contato com a gente. Nossa equipe está a postos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!