A importância de um escritório de contabilidade para a sua empresa

Todo empreendedor sabe o quanto é difícil abrir o seu próprio negócio devido a todas as funções que deve exercer desde o começo. Além de toda a burocracia, é preciso estar atento, principalmente, às questões contábeis. Afinal, elas representam uma grande parcela que define o sucesso ou não da empresa. Portanto, contar com um escritório de contabilidade para ajudá-lo nessas operações e deixar tudo em dia, fica mais fácil e sobra tempo para se dedicar a outras atividades administrativas que garantirão a melhor performance do seu empreendimento para se destacar no mercado.

O papel do contador

A atividade contábil bem-executada é imprescindível para manter o negócio funcionando na mais perfeita ordem. Isso porque o contador deixou de ser apenas alguém que faz as transações contábeis e passou a exercer um papel ativo, trazendo amplo conhecimento que pode mudar todo o rumo de uma empresa. Quer dizer: hoje, esse profissional é parte estratégica do negócio, sendo indispensável para que ele cresça.

Para isso, o empreendedor não deve encarar o trabalho do contador exclusivamente como responsável pelo pagamento de impostos, demonstrativos financeiros, fechamento das folhas de pagamentos e documentações referentes a contratações e demissões. É necessário deixá-lo explorar todo o potencial que o seu negócio pode oferecer ao mercado. Nesse sentido, você e o seu contador devem construir uma relação de confiança, a fim de serem verdadeiros parceiros nesta jornada para o sucesso.

Assim, seu prestador de serviço poderá fazer muito mais do que manter a contabilidade em dia. Ele poderá auxiliá-lo na gestão do seu negócio, contribuindo ativamente para que você tenha as melhores margens de lucro. Um exemplo disso é que por meio de auditorias contábeis frequentes é possível identificar problemas e recomendar ações para corrigi-las. E mais: um contador pode ajudá-lo também na definição e no controle de processos para que sua empresa atinja os objetivos definidos no planejamento estratégico.

Por que sua empresa precisa dos serviços de um escritório de contabilidade?

Fazer a contabilidade da empresa é mais do que deixá-la organizada. É extremamente importante possuir conhecimentos técnicos e específicos para atender todas as exigências da lei. Quando um empreendedor resolve fazer isso por conta própria, ele corre o risco de cometer algum erro que pode acarretar em multas ou problemas com o Fisco. Por exemplo: você abriu seu próprio negócio, mas tem certeza de que está enquadrado no regime tributário correto? Caso não esteja, você pode estar pagando mais impostos que o necessário. Viu só a importância de ter o auxílio de profissionais especializados para evitar que situações assim não ocorram?

Cada modelo de negócio possui uma particularidade que, muitas vezes, é desconhecida por pessoas que não têm formação na área. Por isso, é fundamental ter um profissional habilitado ao seu lado para ajudá-lo desde o início, lá na etapa de abertura da sua empresa. Desse modo, ele poderá contribuir para o sucesso do seu empreendimento, prestando assistência em diversos aspectos contábeis, como:

  • Contabilidade fiscal: responsável pela administração dos tributos do empreendimento. Por meio dela também é possível saber em qual modalidade de tributação você se insere — Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido — para ter ciência da quantidade de imposto que terá que pagar.
  • Contabilidade financeira: trata-se da contabilidade que dá sustentação às demonstrações contábeis de prestação de contas, como relatórios e balancetes que devem informar o que de fato ocorre nas áreas operacionais e financeiras da empresa.
  • Contabilidade societária: é encarregada da parte burocrática para o funcionamento de uma empresa, como contrato social, alvará, licenças e controle de certidão negativa. Ou seja, é uma agenda para cumprir os requisitos legais de modo a regularizar um negócio.
  • Contabilidade trabalhista: operacionalização de todas as rotinas referentes à contratação, remuneração e desligamento dos funcionários. Cálculos trabalhistas e elaboração dos documentos necessários para formalização da relação jurídica entre empresa e trabalhador.

Escolha um escritório de contabilidade parceiro para a sua empresa

A Kontisa é um escritório de contabilidade que dispõe das melhores soluções para o seu negócio, trabalhando de maneira integrada para atender às suas necessidades de modo exclusivo. Para isso, oferece serviços contábeis na medida certa para que você tenha mais tempo para se dedicar à gestão do seu negócio, garantindo a ele longevidade e escalabilidade.

Entre em contato conosco e tenha ao seu lado uma contabilidade que entende o seu empreendimento para que a sua empresa prospere.