Entenda o que é e para que serve a perícia contábil

Você já deve ter visto no noticiário que, após um acidente de trânsito, o trabalho de peritos é acionado para avaliar a situação e identificar a provável causa da ocorrência, não é verdade? Para isso, esse profissional vai analisar diversos elementos, tanto materiais quanto relatos de testemunhas e condições do ambiente. Mas o que isso tem a ver com o mundo dos negócios? Muita coisa, pois em questões de litígios judiciais e extrajudiciais, por exemplo, entra em ação a perícia contábil, que vai observar todos os pontos para emitir um parecer sobre eles.

A perícia contábil é, portanto, uma atividade essencialmente técnica, indicada para reunir e analisar os elementos que podem servir como provas em casos como como cobranças indevidas, encargos financeiros de bancos, inadimplência, relações trabalhistas e outros que tenham valores monetários como pano de fundo.

Perícia contábil judicial e perícia extrajudicial

Existem dois tipos de perícia contábil, a judicial e a extrajudicial. A primeira, como o próprio nome sugere, acontece por determinação de um juiz, que percebe a necessidade de conferir informações e coletar provas. Aqui, há um litígio e o perito nomeado pelo magistrado não pode ter relação com nenhuma das partes envolvidas, sendo imparcial na situação. Essa é uma função de confiança do sistema judiciário, uma espécie de braço direito do juiz que está comandando o caso.

Já na perícia extrajudicial, muito comum na área trabalhista, quando um funcionário é desligado e precisa haver, por exemplo, a conferência dos valores pagos, o perito contábil é contratado por uma ou ambas as partes de forma voluntária. Assim, ele faz uma prestação de serviço, sem qualquer relação com o Poder Judiciário.

A diferença entre perícia contábil e auditoria

Quando falamos em conferência de dados, a confusão entre auditoria e perícia contábil é bastante comum, afinal, muito se ouve falar nas auditorias internas das empresas. Mas, afinal, qual é a diferença entre os dois serviços? Vamos ver.

Auditoria

Trata-se de uma análise profunda e minuciosa das atividades realizadas pela empresa, com o objetivo de verificar se elas seguem as regras e os regulamentos impostos pela própria instituição. Ela pode ser interna ou externa.

Na interna, um profissional da própria empresa é designado para fazer as análises, avaliando e monitorando o controle interno da empresa. Lembrando que esse profissional já é responsável pelas análises dos processos, portanto, conhece o ambiente e os regulamentos.

Já na auditoria externa, um profissional sem vínculo com a empresa é contratado especificamente para esse serviço e o objetivo é examinar as demonstrações contábeis, emitindo um parecer que possa apontar as falhas e como elas foram cometidas.

Perícia contábil

A perícia contábil, como vimos, é responsável por coletar e organizar provas físicas e jurídicas capazes de desvendar a situação contábil da empresa. Vistoria, avaliação e investigação são as bases desse tipo de perícia, que emite os laudos que embasam as decisões a partir de uma série de normas técnicas.

Vai realizar uma perícia contábil? Contrate um contador habilitado!

Profissionais especializados e habilitados existem justamente para desenvolver com excelência o serviço para o qual foram exaustivamente treinados, certo? Se uma cirurgia para reparo de alguma artéria do coração não pode ser realizada por outro profissional que não seja um cirurgião cardíaco, por que deveria ser diferente quando o assunto são questões relacionadas a uma empresa?

Não podemos negar que existem inúmeros casos de profissionais de outras áreas contratados para exercer a função de um perito contábil em situações extrajudiciais. Apesar de ser uma prática comum, não se pode esquecer que esses profissionais não possuem a habilitação necessária para realizar de forma eficaz essa tarefa.

A perícia contábil é de competência exclusiva dos profissionais de contabilidade inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que passam por uma prova específica para se tornarem habilitados. Esses profissionais precisam, inclusive, passar pelo Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), pois somente assim podem manter o nome no cadastro.

Então, se uma perícia contábil for realizada na sua empresa, já sabe: contrate um contador habilitado! Se precisar de ajuda, fale com a equipe da Kontisa! Nossos profissionais estão à disposição para ajudar você.