Empréstimo ou financiamento: qual é a melhor opção para o seu negócio?

Quando se tem uma empresa, muitas vezes ocorre de você precisar de dinheiro extra para fazer um investimento ou arcar com algum imprevisto. O mais interessante é que se use os recursos do próprio negócio para resolver essas questões. No entanto, quando isso não é possível, pode-se recorrer a um empréstimo ou financiamento. 

Tem dúvidas sobre como essas modalidades de crédito funcionam? Não se preocupe, pois estamos aqui para ajudar você. No artigo, vamos apresentar a diferença entre elas e qual opção se encaixa melhor em cada situação. Siga com a gente e entenda melhor!

Empréstimo ou financiamento: qual a diferença entre eles?

Muita gente usa empréstimo e financiamento como sinônimos, mas não são. A semelhança entre eles está apenas no fato de serem modalidades de crédito. Todo o restante é diferente, desde os motivos de se recorrer a um deles até as questões burocráticas envolvidas. Para ficar mais claro sobre o que estamos falando, confira os detalhes de cada modalidade: 

1 – Empréstimo

O empréstimo é um dinheiro que não precisa ser justificado, ou seja, pode ser usado como o contratante quiser, sem a necessidade de explicar os motivos da solicitação à instituição financeira, cujo papel é emprestar o dinheiro em troca de juros. O valor pode ser usado para pagar uma dívida, consertar um equipamento, manter o capital de giro ou, até mesmo, comprar algum bem. 

Como se trata de um recurso mais fácil de ser conseguido, o empréstimo acaba tendo taxas de juros mais altas do que o financiamento. Isso acontece devido aos riscos que a instituição credora, normalmente um banco ou uma financeira, corre, uma vez que não pode analisar o destino do dinheiro e não tem garantias concretas de pagamento. 

Por isso que, na maioria das vezes, o valor do empréstimo é limitado e está condicionado ao perfil da empresa, com base em análises de risco, capacidade de endividamento e comprovação de renda e bens. 

2 – Financiamento

Uma das principais características do financiamento é a indicação de para que o dinheiro financiado será usado. No Brasil, há ofertas de crédito pensadas somente para os empresários, que podem usar os recursos para investimentos em bens e serviços, pesquisa e desenvolvimento, ampliação e modernização do negócio e compra de máquinas ou equipamentos. 

Geralmente, o financiamento é oferecido por agências de fomento, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Porém, os bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, Itaú e Santander, também têm produtos de crédito que apoiam a expansão das empresas. 

Como tem destino certo, o dono do negócio que solicita um financiamento precisa comprovar que utilizou o dinheiro conforme o que foi acordado. Até porque, caso não seja pago, o banco por pegar o bem financiado como pagamento da dívida. Essa é apenas uma parte da burocracia, que conta com um processo mais detalhado e uma análise mais complexa da situação da empresa. Por isso, é possível conseguir um valor bem mais alto no financiamento do que no empréstimo, além de juros menores e prazos mais longos para o pagamento. 

Qual opção é mais adequada para o meu negócio?

Para escolher entre empréstimo ou financiamento, o primeiro passo é saber para qual objetivo o dinheiro será usado. Se o empresário pretende quitar uma dívida, ter capital de giro ou adquirir produtos de consumo diário em pequena quantidade, a melhor opção tender a ser um empréstimo. 

Mas se o destino dos recursos é o investimento na modernização da empresa, na automatização de processo ou na compra de uma nova frota de veículos, o financiamento acaba sendo a melhor alternativa. Isso porque ele oferece as melhores taxas e condições de pagamento e disponibiliza um valor mais alto de dinheiro. 

A melhor maneira de decidir sobre empréstimo ou financiamento é conhecer de forma clara a situação financeira do seu negócio hoje e conseguir projetá-la para o futuro. Dessa forma, você consegue planejar de modo certeiro as necessidades da empresa sem comprometer seu desenvolvimento e sustentabilidade. 

Agora, se está com dificuldade de visualizar sua situação financeira, você precisa de ajuda! Mas pode ficar tranquilo que podemos auxiliá-lo. Aqui na Kontisa, oferecemos mais do que serviços contábeis com excelência. Nós apoiamos a administração e o planejamento estratégico do seu negócio com o objetivo de acelerar seu crescimento e garantir sua longevidade e estabilidade. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!