Confira cuidados capazes de ajudar na redução de custos da sua empresa

Obviamente qualquer empreendedor tem como objetivo principal o lucro com o seu negócio. Entretanto, existem diversos pontos na gestão de uma empresa que não podem ser negligenciados, caso contrário, o sucesso dificilmente virá. Entre os mais variados detalhes aos quais um administrador precisa prestar atenção está a necessidade constante de redução de custos.

Essa redução de custos, porém, não deve ser feita de qualquer jeito. É preciso planejamento, investimento em tecnologia e otimização dos processos para se saber onde cortar. Deixar de investir na qualidade do seu produto, por exemplo, é um tiro no pé. Portanto, é necessário saber onde economizar.

Diante disso, neste artigo, veremos alguns cuidados que todo gestor deve ter para que o seu negócio consiga reduzir os custos e se manter saudável financeiramente.

Cuidados com o fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode ser um aliado no gerenciamento dos lucros e gastos da empresa. Trata-se fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, o montante de caixa recebido e gasto por um negócio em um determinado período de tempo. Manter esse fluxo devidamente controlado é fundamental para a saúde financeira da empresa. Não esqueça que ele um dos pilares de sustentação de qualquer negócio, por isso precisa estar sempre em dia.

Isso exige uma correta gestão financeira, cuidados com a precificação, critérios para investimentos, controle das dívidas e equilíbrio das receitas e despesas. Em resumo, ao cuidar do fluxo de caixa, grande parte dos esforços para conquistar a redução de custos do seu negócio já será feita, porque não é possível ter um fluxo de caixa sadio se não existir controle dos gastos e despesas.

Revisão do regime tributário

Todos sabemos que os impostos e tributos no Brasil são muito complexos, burocráticos e, em muitos casos, elevados para quem empreende. E isso fica ainda pior se o empresário optar por um regime de tributação inadequado para o seu negócio. É aconselhável buscar uma assessoria contábil e simular os gastos nos regimes de Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional, pois cada um conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

Renegociação com fornecedores

Por mais que ser fiel a um fornecedor possa trazer inúmeros benefícios, é importante sempre estar atento aos preços que a concorrência está praticando. Esta informação pode ser muito útil na hora de negociar com seu fornecedor de confiança. E se for o caso, uma eventual troca pode ser uma solução para a redução dos seus custos.

Mas fique atento para garantir que está comprando um produto da mesma qualidade e que a mudança não irá afetar outros setores da empresa e nem a qualidade do seu produto. Por exemplo, um fornecedor pode oferecer a mesma matéria-prima por um preço inferior, mas entregar em um prazo maior, e isso pode acabar afetando a eficiência do setor produtivo da sua empresa.

Planejamento do estoque

É bastante comum encontrar nos estoques de muitas empresas produtos com baixa rotatividade. Para que isso não ocorra, o setor de compras deve estar antenado às necessidades do mercado, do setor de produção e ao que é mais vendido.

O capital aplicado em produtos que não têm giro leva à perda de dinheiro, pois além de não render, ocasiona gastos com armazenamento e até mesmo deterioração. Por isso, procure sempre planejar as compras da empresa de acordo com as vendas.

Precificação correta

Precificar corretamente significa levar em conta os custos de produção e comercialização de um produto ou serviço. A isto deve somar-se as taxas e impostos que empresa paga para se manter funcionando legalmente, além, é claro, da margem de lucro.

Ter em conta todos estes fatores é fundamental para conseguir o equilíbrio entre um preço competitivo e a lucratividade da empresa. Preços baixos demais podem resultar em mais vendas, mas não garantem a saúde financeira da empresa. Preços altos, por sua vez, podem afastar os clientes e aumentar os prejuízos.

Uma outra vantagem da precificação correta é a economia que isso gera à empresa. Quando se sabe exatamente o quanto se gasta para produzir, além de eliminar a possibilidade de vender um produto ou serviço abaixo do que seria correto, ainda se torna muito mais fácil pensar em maneiras de reduzir aqueles custos e, assim, conseguir oferecer preços mais atrativos aos clientes.

Revisão da cultura da empresa

É interessante também definir metas de redução de despesas e envolver toda sua equipe neste objetivo. Lembre-se que os funcionários precisam ser seus maiores aliados. O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos somada à manutenção da qualidade dos seus produtos e serviços vai resultar no sucesso do seu negócio.

Da parte gerencial, é importante rever cargos de liderança: é muito importante ter líderes, mas eles devem ser em número não mais que o extremamente essencial. Como eles exigem salários mais altos, ter muitos cargos de chefia pesa no orçamento da folha de pagamento da empresa.

O controle da produtividade também é fundamental para que a empresa atue apenas com a quantidade necessária de colaboradores. Ter uma folha inchada, considerando o custo de um colaborador, prejudica as finanças. Contar com uma equipe produtiva e comprometida é o melhor caminho e, para isso, você pode fazer investimentos em qualificação profissional e também em motivação dos colaboradores.

Por fim, pequenos hábitos como redução do uso de materiais de escritório, moderação no uso do telefone, cautela e critério nas decisões de viagens corporativas, cuidado com luzes acesas, manutenção predial (vazamentos, máquinas com avarias, ligações elétricas mal feitas), entre outros, precisam ser observados.

Contabilidade adequada

Uma contabilidade feita adequadamente permite gerar informações que, analisadas de forma estratégica, trarão subsídios indispensáveis aos administradores. Estas informações são valiosas para o controle dos custos empresariais, podendo proporcionar aos administradores uma visão detalhada de cada setor de sua empresa.

Podemos dizer que, se você quiser ter ainda mais tranquilidade na hora de lidar com todos os custos do seu negócio, a melhor maneira é contar com uma assessoria contábil especializada. A Kontisa oferece um serviço capaz de auxiliar na redução das despesas e, com isso, melhorar a produtividade e os lucros de sua empresa.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços. E caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário no espaço abaixo. Ficaremos felizes em ajudar!