Saiba quais cuidados são necessários ao contratar uma contabilidade

Nós já falamos aqui no blog sobre o quanto a contabilidade é importante para os negócios. São os profissionais desta área que cuidam dos tributos, do controle financeiro e de outras atividades societárias e trabalhistas de uma empresa, resolvendo a dor de cabeça de muitos empreendedores que se veem perdidos em meio a tantas coisas para cuidar. Mas, afinal, o que levar em conta ao contratar uma contabilidade?

É uma pergunta indispensável de se fazer, já que este tipo de empresa tem papel ativo em negócios de todos os portes e segmentos e, quando o serviço é bem prestado, torna-se sinônimo de otimização e lucratividade. Neste post, então, reunimos algumas dicas para você se sair bem ao dar esse passo importante para o seu empreendimento!

Entenda qual é a sua demanda ao contratar uma contabilidade

O primeiro passo para contratar um escritório de contabilidade é analisar o que você precisa. Qual é o seu modelo de negócio? Você necessita de suporte nas questões trabalhistas? Fiscais? O que você espera de um escritório de contabilidade? Em quais demandas o contratado terá que agir?

Respondendo a essas perguntas, fica mais fácil buscar uma contabilidade, pois você vai saber exatamente quais são as suas necessidades e poderá compará-las àquilo que os escritórios podem lhe oferecer. A partir disso, analise qual modelo de contabilidade é o mais adequado para as suas necessidades e objetivos.

Esteja atento aos serviços oferecidos pelas empresas e à experiência que elas possuem. Algumas se dedicam a nichos, regimes tributários e modelos de sociedade empresarial específicos, por exemplo, enquanto outras oferecem soluções em diversos segmentos.

Busque, também, saber quais são os clientes atendidos pela empresa e qual é a familiaridade que ela tem com o seu segmento, pois isso pode ser um diferencial até mesmo para o auxílio em tomadas de decisão.

Credibilidade em primeiro lugar

Se tem uma coisa que os empreendedores esperam de uma contabilidade é que ela ofereça confiança e credibilidade. O contador terá acesso a informações por vezes sigilosas e importantes para o seu negócio, por isso, esses dois fatores são fundamentais e sempre devem ser analisados. Mas como é possível avaliar a credibilidade antes da contratação?

O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada nos conselhos federal e regional de Contabilidade. Se tudo estiver certo, isto indica que a contabilidade atua de forma legal, de acordo com os parâmetros estipulados pelas entidades que regem as atividades dos contadores no país. Para verificar a inscrição no Conselho Federal de Contabilidade, basta acessar este link.

Feito isso, outra boa dica para atestar a credibilidade e confiança de uma empresa é conhecer seus clientes. Não tenha receio de fazer contato: com essa conversa, você vai descobrir qual é o nível de satisfação alcançado por quem está sendo atendido e poderá analisar se a contabilidade realmente cumpre aquilo que promete.

Visite também as páginas dos escritórios na internet. Elas são boas fontes de informação sobre os serviços prestados e, por vezes, como nas redes sociais, oferecem avaliações espontâneas de empresas e pessoas atendidas.

Saiba como funciona o atendimento

A relação entre empresa e contabilidade é, geralmente, muito estreita. As tomadas de decisões, soluções de problemas e várias atividades da rotina de um negócio dependem do contato com a contabilidade e, por isso, é bom que o atendimento prestado pelos contadores seja rápido e eficaz.

Isso quer dizer que ao contratar uma contabilidade você também deve analisar quais são as tecnologias e meios de comunicação que a empresa oferece para estreitar esse diálogo e se ela consegue atender ao ritmo das suas demandas.

Nesse sentido, não deixe de fazer uma visita ao escritório de contabilidade para entender de que forma ele trabalha, qual é o suporte que oferece e quais são os meios disponíveis para entrar em contato. Opções como hangout, chat próprio e até mesmo o e-mail são diferenciais para um atendimento rápido e facilitado.

Também é interessante saber quais são e como funcionam os softwares disponibilizados pela contabilidade. Ferramentas de integração contábil e gestão financeira promovem a organização e a otimização dos processos, coisas que um empreendedor também espera da sua contabilidade.

Conte com a Kontisa

Agora que você já conhece os cuidados necessários ao contratar uma contabilidade, saiba que a Kontisa está disponível para te ajudar! Com dez anos de atuação, prestamos atendimento a mais de 500 clientes de diversos portes e segmentos, com soluções direcionadas a cada negócio.

Oferecemos serviços nas áreas contábil, desenvolvendo o controle financeiro e econômico do negócio; fiscal, assegurando a regularidade dos clientes em relação a declarações fiscais; trabalhista, operacionalizando atividades relacionadas à gestão de pessoas, como contratação, remuneração e desligamento de funcionários; e societária, assessorando processos para manter o negócio sempre regularizado.

Se contratar uma contabilidade é o seu próximo passo, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!