O que é e quais são os benefícios da controladoria terceirizada

A controladoria terceirizada é um processo que pode auxiliar muito a sua empresa a conquistar resultados mais sólidos e qualificados. Em geral, o trabalho do controlador (ou controller, na versão em inglês) é reunir informações e fazer o planejamento estratégico de modo a decidir os melhores rumos para o seu negócio, envolvendo todas as equipes nas metas estabelecidas. Em resumo, é uma atividade que proporciona mais segurança a um empreendimento.

Numa comparação simples, é como se fosse o leme de um navio. Bem sabemos que, para uma embarcação avançar, é necessário um motor capaz de mover um objeto tão grande, como também um bom combustível, que dê potência a ele. Mas sem algo para direcioná-lo, de nada adiantará essa potência mecânica. Navegar por bons mares depende de um correto direcionamento. E por isso o trabalho de controladoria é tão relevante para gestores que buscam melhores resultados e o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, terceirizar esse trabalho garante ainda mais profissionalismo e segurança à sua empresa. Isso porque trata-se de uma atividade que demanda profundo conhecimento de mercado e do trabalho de contabilidade. Além disso, é uma função encarregada de servir como um conselheiro, indicando as melhores alternativas para conduzir o processo de gestão.

Mas para ficar claro todo esse contexto, vamos entender melhor cada aspecto desse trabalho para deixar bem claro de que maneira a controladoria é indispensável nas empresas e como terceirizá-la pode fazer toda a diferença.

Qual é o papel da controladoria em uma empresa?

O controlador tem uma função especialmente consultiva, embora trabalhe para elaborar ações práticas. Ele determina parâmetros para que a empresa alcance seus objetivos. Para isso, precisa ter pleno conhecimento da própria empresa, de maneira a conduzir todo esse processo respeitando as metas traçadas, e, como dito, profunda perspectiva de mercado. Esse último aspecto permite que todas as definições tenham um pé na realidade, ou seja, que não sejam traçados planos que não possam ser executados por conta de um cenário adverso.

De posse dessas informações, esse profissional começa a estruturar as operações contábeis, financeiras e das áreas de apoio, cuidando do custo integrado à contabilidade. Então, toda a parte de precificação, orçamento empresarial, controle de despesas, fluxo de caixa, captação de recursos e demais procedimentos administrativos são definidas para serem apresentadas aos gestores, contribuindo para a tomada de decisão com mais clareza e riqueza de informações. Como consequência, as chances de erros administrativos é drasticamente reduzida, proporcionando mais sustentabilidade em todas as operações.

É um trabalho considerado administrativo e contábil, mas centrado em uma única operação. Ele exige a participação de toda a empresa, justamente porque é pensado para estabelecer procedimentos e metas para cada setor individualmente. Esses cuidados servem como garantia de integração dos processos e busca por objetivos setoriais que, somados, resultam no cumprimento das metas traçadas pela empresa como um todo. Como consequência, é possível eliminar qualquer risco de excesso, desperdício ou roubo.

Ao olhar a empresa de forma ampla depois da adoção das medidas sugeridas, o controlador consegue elaborar uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos. Assim, é possível constatar o que foi cumprido e aquilo que não foi alcançado em relação ao planejamento original. Esses desvios, como é chamado o não alcance das metas, podem ser analisados para verificar se têm potencial de prejudicar os resultados. A partir daí elabora-se um novo plano de ação.

Por que optar por uma controladoria terceirizada

Segundo dados de 2016 do IBGE, 48,2% das empresas brasileiras encerram suas atividades nos três primeiros anos. O Sebrae complementa essa informação: a maioria daquelas que fecham as portas passam por essa situação por falta de planejamento e descontrole na gestão. E no topo dos motivos que levam a isso está a falta de conhecimento de mercado.

Então, é claro, um controlador precisa ter um vasto conhecimento da empresa, mas também tem de estar exaustivamente antenado no que acontece fora dela. De nada adianta conhecer todos os processos, a logística e a dinâmica de cada setor se tudo isso não estiver a serviço de uma realidade de mercado muito específica.

Optar por uma controladoria terceirizada é uma decisão que, curiosamente, faz parte de uma ação inteligente de controladoria. Primeiramente porque evita-se os vícios comuns de quem atua dentro da empresa e oferece um olhar externo, observando-a de forma panorâmica e com conhecimento de mercado. Depois porque a experiência com outras realidades proporciona uma carga de conteúdo que pode ser aplicado ao planejamento do seu negócio.

Por fim, por se tratar de uma atividade intimamente ligada à contabilidade, unifica-se um trabalho burocrático, essencial para o seu progresso, a um mais estratégico, utilizando as informações de um processo em benefício do outro.

Portanto, se a sua empresa não quer figurar dentro dessas estatísticas do IBGE e do Sebrae, pretende crescer, conquistar novos mercados e atuar de maneira profissional, implante agora mesmo o trabalho de controladoria. E conte com a Kontisa nesse desafio! Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo. Se preferir, deixe sua mensagem no espaço abaixo. Estamos sempre dispostos a ouvir você!