A importância da contabilidade tributária para as empresas

A grande quantidade de taxas, contribuições e impostos que fazem parte do sistema tributário brasileiro, além de ser uma enorme sopa de letras e termos, é administrada por esferas de governo diferentes. Existem declarações específicas de controle e mecanismos de fiscalização, que podem partir do município, do estado ou da União. Para o cidadão comum, esses valores, com poucas exceções, acabam diluídos no pagamento de produtos e serviços. Mas e as empresas? Para elas lidarem com esse universo fiscal, a solução é contar com um serviço de contabilidade tributária.

Imagine um empresário de uma média empresa que precisa lidar diariamente com as questões operacionais, como produção, vendas, logística, recursos humanos, marketing e outros itens administrativos. Já é bastante coisa, não é mesmo? Uma enorme carga de responsabilidade, pois tem ligação direta com o andamento do negócio. Um serviço de contabilidade tributária oferece mais praticidade e velocidade na administração dessas tarefas e até mesmo um impacto positivo nos custos. E mais: as informações provenientes de uma fonte especializada podem garantir mais segurança operacional ao gestor.

Por isso é tão importante um serviço de contabilidade tributária, justamente por tornar o negócio viável. E os resultados serão ainda melhores se a contabilidade contratada para fazer esse serviço para a sua empresa tiver uma lógica de trabalho mais dinâmica e completa. O ponto-chave é a experiência na prestação desse serviço, a qualificação dos profissionais e a bagagem adquirida por anos de atuação em clientes de diversas áreas da economia.

Portanto, se reconhecemos que esse serviço é tão relevante para a sustentabilidade e a regularidade da sua operação, é essencial que se busque um parceiro capaz de contribuir para que a sua empresa tenha acesso a um atendimento mais qualificado. Afinal, isso vai fazer toda a diferença. E você vai entender por quê!

A função da contabilidade tributária

Uma das funções da contabilidade tributária é, a partir do regime fiscal escolhido pela empresa, fazer o preciso levantamento de todas as taxas, contribuições e impostos que o empreendimento precisa pagar. Esse trabalho inclui a elaboração de relatórios, o preenchimento, arquivamento e envio de documentos aos órgãos responsáveis, a elaboração de declarações, o controle dos prazos de pagamento e a atualização do registro do negócio.

Por ter conhecimento das leis e de todos esses processos, uma boa contabilidade também está atenta a qualquer mudança que ocorra na legislação e nas normas estabelecidas pelos entes públicos. Essas atualizações não são raras e exigem o máximo de atenção possível. Pois mesmo parecendo algo exato, esses tributos ainda estão sujeitos a diferentes interpretações no que diz respeito às atividades de cada negócio.

Como dissemos, essa parte é vital para a empresa, mas o trabalho vai além disso. É um importante diferencial, ainda, orientar as outras áreas do empreendimento, atuando como uma espécie de assessor interno e passando conhecimento a outros funcionários.

Outra função da contabilidade tributária está ligada diretamente ao planejamento tributário e vem antes dos pagamentos propriamente ditos. Na prática, consiste em elaborar estratégias que ajudem o empreendedor a pagar menos impostos, o que inclui, por exemplo, a escolha do regime tributário mais adequado para a empresa, o acompanhamento dos relatórios contábeis e a criação de regras e padrões para o dia a dia.

Se a sua empresa quer melhorar esse serviço e contar com um atendimento de primeira, não perca tempo! A Kontisa está aqui para ajudar você e atuar como parceira do seu negócio. Pode contar a gente!