Contabilidade interna ou terceirizada. Veja qual é a melhor

Abrir e manter uma empresa é uma tarefa que exige muita dedicação. Ter apenas vontade de ser empresário e conhecimento do que vende não é suficiente. É preciso reconhecer a importância que tem cada função dentro de uma empresa para administrar o negócio de forma profissional e com maiores chances de dar certo.  Para isso, uma das atividades essenciais é a contabilidade. A dúvida que fica, porém, é: contratar uma contabilidade interna ou terceirizada?

Antes de respondermos a esta pergunta, é importante nos localizarmos quanto às funções deste setor. Trata-se da área responsável por todas as burocracias que a empresa precisa manter em dia: impostos, folhas de pagamento, controle, cálculos trabalhistas e demais obrigações necessárias para o correto funcionamento da empresa.

Porém, atualmente, o contador não fica atado só com as burocracias. Ele pode ajudar na parte estratégica do seu negócio, dando maiores garantias de sucesso para a sua empresa. Considerando que cada negócio possui uma característica própria, que precisa ser cuidada, nada melhor do que fazer essa consultoria com quem entende do assunto.

Contabilidade interna ou terceirizada: qual escolher?

Quando o quadro de funcionários ainda é pequeno, um escritório de contabilidade terceirizado pode ser bastante útil porque ele tem a capacidade de fazer perícias e identificar problemas ou indícios do que pode ser corrigido antes que eles se tornem uma ameaça para a sua empresa. Além disso, um escritório de contabilidade é capaz de ser um grande aliado no seu plano estratégico, buscando os caminhos viáveis para alcançar as margens de lucro desejadas.

Acumular todas essas obrigações de forma independente é um risco desnecessário que o gestor corre ao sobrecarregar-se internamente com essas funções, arriscando fechar as portas antes mesmo de abri-las. Isso porque o contador cuida para que a sua empresa não se esqueça de nenhum compromisso que pode acarretar em multas e sérios problemas com o Fisco.

Segundo o IBGE, 60% das empresas recém-abertas no Brasil fecham as portas em menos de cinco anos. A pesquisa “Demografia das Empresas”, divulgada em 2017, mostra que, das mais de 700 mil organizações que abriram no país em 2010, apenas 37% sobreviveram até 2015: pouco mais de 270 mil. É um dado alarmante e que chama a atenção para o papel de uma boa contabilidade no controle das operações.

A contabilidade para as micro e pequenas empresas

Nesse processo de buscar o crescimento, a empresa precisa otimizar ao máximo os gastos. Manter uma equipe contábil é ― sob o ângulo das despesas envolvidas com remuneração, montagem de estrutura e encargos trabalhistas ― desnecessário. Para quem está trabalhando dia após dia para manter as operações sustentáveis, esses gastos são bem impactantes nas finanças da empresa.

Assim, uma contabilidade terceirizada pode gerar uma economia significativa, além de ser relevante na busca por soluções que façam a empresa trabalhar melhor com os recursos que têm disponíveis. Além, claro, de encontrar saídas para o cumprimento das obrigações da forma menos onerosa possível.

Quando ter uma contabilidade interna

Ter uma área contábil interna e fixa é útil, principalmente para empresas maiores, com obrigações fiscais mais complexas e um número mais elevado de colaboradores. Porém, ainda assim, é uma estrutura que gera um custo significativo para a empresa.

Mesmo nesses negócios maiores, a terceirização é uma boa escolha, por exemplo, em auditorias: ter uma opinião de fora pode ter grande valor, localizando pontos que precisam melhorar e redobrando a atenção que muitas vezes os funcionários da casa não se atentam por já estarem habituados com a rotina do local.

Caso a empresa for consolidada e tiver há mais tempo essa equipe formada, a contabilidade terceirizada é interessante em casos de consultorias em áreas específicas, como a Contabilidade Societária, que organiza e prepara a documentação exigida para o funcionamento legal de uma empresa. Isso porque ela pode fornecer uma visão mais imparcial dos termos e conduzir a operação de uma maneira ágil e benéfica para todos.

Assim, contar com a ajuda de uma contabilidade no planejamento estratégico da sua empresa e nas operações do dia a dia é fundamental para o sucesso nos negócios. Então, se a dúvida para alcançar este objetivo estiver na escolha de uma contabilidade interna ou terceirizada, neste artigo já conseguimos ver diversos pontos a ser considerados, não é mesmo?

De qualquer maneira, saiba que a Kontisa está à disposição para auxiliar a sua empresa nesse sentido. Oferecemos um serviço qualificado e eficaz, sempre focado na satisfação do cliente e na sustentabilidade das empresas que trabalham com a gente. Se quiser saber como podemos fazer a diferença nos seus negócios, entre em contato conosco!

E se a sua empresa está dando os primeiros passos e precisa de um suporte para não errar neste início de caminhada, confira o e-book que preparamos com orientações para quem está começando ou ampliando a sua iniciativa própria. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito!