Conheça a importância da DRE e saiba como fazer este relatório

Por que é importante falarmos em DRE? Bom, simplesmente porque ser empreendedor vai além do faro para os negócios e da habilidade em investir em determinado segmento, seja ele comercial, seja industrial. Além do talento nato que é o combustível para o sucesso, o cuidado com a gestão financeira é essencial para a boa saúde econômica de qualquer empresa. E nem sempre essa é uma tarefa fácil.

As dúvidas sobre como classificar e lançar despesas e receitas no controle fiscal são comuns e não devem ser ignoradas. O controle periódico e a apresentação de transações, movimentações e posições financeiras e econômicas são obrigações previstas em lei no Brasil e todos esses compromissos demandam conhecimento, organização e atenção a relatórios e prazos.

Um dos principais documentos contábeis que devem ser elaborados é justamente a DRE. Essa sigla é estranha pra você? Fique tranquilo! Neste artigo vamos explicar o que é uma DRE e quais benefícios a elaboração deste relatório traz para a sua empresa.

O que é uma DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício. Este é o significado da famosa sigla DRE. Famosa e importante para que você possa avaliar e conhecer a situação financeira da sua empresa. A DRE é um relatório gerado a partir de informações contábeis da empresa.

O relatório tem a função, basicamente, de comparar a projeção realizada de orçamento com as receitas e despesas que efetivamente foram movimentadas pela empresa. O objetivo desta comparação é permitir conhecer qual a situação financeira do negócio. Ou seja, saber se no período avaliado – que pode variar e ser mensal, bimestral, semestral e anual ― a empresa obteve lucro ou prejuízo.

Definindo o intervalo de tempo a ser avaliado e observando as informações sobre as atividades operacionais e não operacionais da empresa, o resultado garante o conhecimento do gestor acerca da economia e da saúde financeira do negócio.

Embora a DRE possa ser feita em períodos menores e de maneira simplificada para fins administrativos e de controle de gastos fiscais, para fins legais ela deve ser cumprida anualmente.

Mas afinal, minha empresa é obrigada a elaborar a demonstração?

Legalmente, todas as empresas precisam consolidar esse relatório contábil. Apesar disso, há algumas nuances e exigências específicas para sociedades anônimas e sociedades limitadas. Prevista na Lei 11.638/2007, a obrigatoriedade do demonstrativo é diferente também para as empresas de capital aberto que devem tornar o resultado do relatório público por meio do Diário Oficial ou por veículos de comunicação de ampla circulação ― como jornais, por exemplo.

Embora a demonstração deva ser apresentada uma vez ao ano, existem algumas vantagens que a tornam uma ferramenta útil e eficaz na gestão da empresa. Como o relatório deve, obrigatoriamente, ser preparado respeitando o regime de competência, ele considera os resultados sem levar em conta as datas efetivas de pagamentos e recebimentos.

Você pode estar se perguntando: o que é regime de competência? Nada mais é do que utilizar estritamente o fato gerador do registro contábil, ou seja a data em que a despesa ou receita foi gerada no sistema, independente da data de recebimento ou pagamento. E essa característica ajuda a complementar, por exemplo, as informações extraídas do fluxo de caixa.

Além disso, com a DRE, é possível enxergar com mais precisão o status financeiro geral da empresa e os pontos importantes e que impactam na gestão. Situação do caixa, controle preventivo de fluxo de caixa, nível de endividamento e lucro e margem de operação são apenas algumas das informações que podem ser extraídas de uma demonstração.

Além de estar em dia com a lei, a elaboração da DRE pode te ajudar a manter a saúde financeira da sua empresa e traçar planos para melhorar ainda mais a economia do seu negócio!

Como fazer uma DRE?

A ordem das informações que constam na estrutura pré-programada da DRE são definidas por lei, portanto, não existe margem para que se altere ou personalize o conteúdo. Ou seja, independente do porte da empresa, não há possibilidade de inserir, no modelo legal, informações complementares ou até mesmo suprimi-las.

Portanto, de acordo com a legislação, a DRE é apresentada com as seguintes informações:

– A primeira linha apresenta a Receita Bruta de Vendas e dessa receita são deduzidas as devoluções de vendas, abatimentos, descontos comerciais cedidos e os impostos. O resultado dessa operação é chamado de Receita Líquida de Vendas;

– Dessa Receita Líquida de Vendas é deduzido o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando ao Lucro Bruto;

– Do valor de Lucro Bruto, são deduzidas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Além disso, somam-se as receitas operacionais para então chegar ao Lucro ― ou prejuízo ― Operacional Líquido;

– A esse resultado serão somados ― ou deduzidos ― os resultados não operacionais como, por exemplo, empregados e administradores. Após esse processo, chega-se, então, ao Lucro Líquido do Exercício. Ou seja, ao resultado final da DRE.

 Como se valer da contabilidade para organizar a DRE?

Questões fiscais e controle financeiro e econômico não são simples, especialmente quando você já está focado em fazer a sua empresa crescer e se desenvolver, não é mesmo? A preocupação em manter a casa em ordem e estar em dia com todas as legislações que envolvem serviços de controladoria e declarações fiscais é constante e, por isso mesmo, você pode contar com os profissionais em contabilidade.

Controle econômico e financeiro são os carros-chefes das contabilidades, assim como a regularização fiscal em todos os seus aspectos. Então, não precisa quebrar a cabeça! Altamente capacitada, responsável e com a credibilidade de anos de experiência, a Kontisa oferece os serviços necessários para atender a sua demanda e, claro, te auxiliar a elaborar um dos relatórios mais importantes, tanto legalmente quanto para o controle interno da sua empresa, a DRE. Conte com a gente!