Como emitir nota fiscal do Facebook após anunciar na rede social

As redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas por empresas de todos os portes e segmentos que pretendem estreitar o diálogo com os seus clientes. O problema é que, até pouco tempo atrás, os investimentos em anúncios nas redes sociais representavam um problema para a contabilidade por serem difíceis de serem justificados. Mas agora é possível emitir nota fiscal do Facebook!

Desde março de 2018, a rede social com o maior número de usuários no Brasil tornou possível a emissão de notas fiscais relacionadas aos anúncios. Você já sabe como fazer? Se não, confira nesse artigo!

Como funciona a emissão de nota fiscal do Facebook

A emissão de nota fiscal do Facebook compreende sempre a veiculação dos anúncios do mês anterior. Assim, se em março, por exemplo, a sua empresa veiculou anúncios pelos quais pagou um total de R$ 100, a nota fiscal do mês seguinte, neste caso abril, terá esse valor.

Segundo o Facebook, não é possível emitir notas fiscais relacionadas a períodos anteriores a 14 de fevereiro de 2018 ― data referência para as notas emitidas em março ― e nem em relação a períodos específicos. Assim, as notas se referem sempre a um mês inteiro, sem a possibilidade de abranger outros períodos de tempo.

A nota fiscal compreende informações como o nome e CNPJ ou CPF da pessoa jurídica ou física que fez o anúncio, nome e CNPJ da empresa que veiculou o anúncio (neste caso, o Facebook), o serviço prestado pela empresa (veiculação de anúncios) e outras informações fiscais.

Caso a empresa tenha mais de uma conta de anúncios, uma nota fiscal será emitida para cada uma das contas. Nos meses em que não houver veiculação de anúncios, a plataforma não vai emitir o documento.

Com a chegada desta novidade, as faturas que comprovam o gasto com anúncios deixaram de existir. No entanto, é possível consultar os comprovantes anteriores a fevereiro na página do Gerenciador de Anúncios.

É importante saber que o valor da nota fiscal do Facebook está relacionado à veiculação dos anúncios e não ao seu pagamento. Por isso, pode haver diferença do valor apresentado nos recibos que atestam o pagamento dos posts. Isto ocorre porque, às vezes, o pagamento é feito em um determinado mês, mas a veiculação ocorre em um mês diferente.

Essa diferença também acontece quando o pagamento é feito por meio de boleto bancário, modalidade que permite adicionar fundos ao saldo pré-pago. Por exemplo: se você adicionou determinado valor ao seu saldo pré-pago em março, mas não gastou todo ou parte do valor neste mesmo mês com a veiculação de anúncios, o valor pago não vai aparecer na nota fiscal de março, já que não foi utilizado neste mês.

As notas fiscais emitidas pelo Facebook também abrangem os serviços prestados em outras redes do grupo, como o Instagram e o Messenger, por exemplo. Segundo o Facebook, o valor dos anúncios não sofrerá alteração a partir da emissão de notas fiscais, já que os impostos já estão inseridos no preço cobrado pela rede social.

Como emitir a nota fiscal do Facebook

Para visualizar e imprimir a nota fiscal do Facebook relacionada à veiculação de anúncios da sua empresa, siga esses passos:

– Acesse o seu Gerenciador de Anúncios. Em “Configurações”, selecione “Cobrança”;

– Em seguida, clique em “Transações” e depois em “Notas fiscais”;

– Depois, determine qual é o período escolhido para a visualização da nota fiscal;

– Clique no número da nota para visualizá-la e, se quiser, acesse “imprimir NFS-e” para imprimir o documento.

É importante verificar se o Nome/Razão Social da sua empresa está preenchido corretamente na conta de anúncios. Se não estiver, é possível alterá-lo acessando o campo “Configurações” no Gerenciador de Anúncios.

Agora ficou fácil prestar contas sobre os anúncios para a contabilidade da sua empresa, não é? Caso você tenha alguma dúvida a respeito desse processo ou de outro assunto relacionado à contabilidade, escreva abaixo nos comentários! Nossa equipe está à disposição para responder.

E se você estiver precisando de mais ajuda em relação à contabilidade da sua empresa, não deixe de acessar nosso site, saber mais sobre nossos serviços e entrar em contato conosco!