Carimbo e certificado digital ainda andam juntos no Brasil

De tempos em tempos, a evolução da internet causa revoluções no mundo. Hábitos, comportamentos e processos mudam diariamente. No entanto, ainda é muito comum, em alguns casos, nos depararmos com a convivência do moderno com o antigo, como o rádio e os serviços de streaming. Na contabilidade, o maior exemplo disso está no uso de dois instrumentos de autenticação: carimbo e certificado digital. Mesmo que de épocas diferentes, ambos são extremamente necessários e até mesmo indispensáveis em vários processos administrativos e burocráticos.

O carimbo, que existe desde muito antes da humanidade sonhar com os computadores, passou por algumas transformações e foi sendo adaptado ao longo dos anos. Hoje, ele continua sendo uma presença constante na rotina dos negócios. Praticamente todos os documentos que passam pela contabilidade precisam do carimbo do contador responsável, com nome e número de registro. É ainda a principal forma de autenticação utilizada nas empresas.

No processo de admissão e rescisão de um funcionário, por exemplo, é utilizado o carimbo para fazer o registro na carteira de trabalho e em outros documentos que fazem parte do processo burocrático. Em trâmites bancários esse método também é obrigatório, como em abertura de contas e envio de dados contábeis. Isso sem contar os cartórios, que utilizam muito esse formato para autenticar os papéis.

A semelhança entre carimbo e certificado digital

Os dois se parecem, basicamente, na questão da validação de um documento. O certificado digital é um recurso de identificação utilizado para tornar as transações realizadas pela internet mais seguras e confiáveis. Pessoas, instituições, empresas e governos utilizam essa ferramenta.

Funciona como uma assinatura digital que autentica a origem das informações transmitidas e permite apenas que o emissor e o destinatário tenham acesso a elas. Assim, agentes terceiros, como hackers, não conseguem ler os dados.

Essa assinatura, por sua vez, é criptografada. Isso quer dizer que, ao serem fornecidas, as informações são codificadas e só poderão ser decodificadas pelo receptor por meio de uma chave que apenas as duas partes têm acesso. É mais ou menos como a fechadura de uma porta.

Esse processo cria duas chaves. Uma é a privada, que fica com o emissor, e a outra é a pública, que é fornecida ao receptor para que ele acesse as informações. Para identificar se há certificação digital, basta observar, no site, se há o cadeado verde localizado no canto superior esquerdo, ao lado do endereço da página.

O certificado é adquirido por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) certificada pela  Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é ligada ao Governo Federal.

São emitidos dois tipos de certificado digital. Um deles é o A1, que é instalado no computador de quem solicitou o registro. O segundo é o A3, que utiliza um cartão inteligente ou um dispositivo portátil e pode ser instalado em qualquer computador.

Sendo assim, as contabilidades, assim como profissionais de diversas outras empresas, precisam se adaptar ao que existe de mais moderno e, ao mesmo tempo, não se desapegar de alguns instrumentos mais tradicionais. Na Kontisa, nossa equipe é capacitada e treinada para toda e qualquer situação. Converse com a gente!