Antecipação de recebíveis: saiba o que é e quando usar

Adiantar o dinheiro recebido de uma venda feita a prazo. Basicamente, é nisso que consiste o termo antecipação de recebíveis, uma operação de crédito oferecida por instituições financeiras para que as empresas consigam acessar à vista o dinheiro que seria pago a prazo ou de maneira parcelada.

Essa prática pode ser utilizada para cobrir um déficit, saldar uma dívida criada a partir de um gasto inesperado ou realizar investimentos. No entanto, é preciso compreender bem como ela funciona para não acabar comprometendo o fluxo de caixa futuro do seu negócio.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Assim como em qualquer decisão, devem-se considerar os riscos e refletir se é a melhor opção disponível para solucionar o seu problema. É preciso estar ciente de que optar pela antecipação de recebíveis também resulta em custos. Há uma taxa, que varia de uma instituição financeira para outra. Por essa razão, é recomendável uma pesquisa prévia dos valores cobrados, de modo que a decisão continue sendo vantajosa.

Antes de aprovar a antecipação, sua empresa e o cliente que fará o pagamento futuro estão sujeitos a uma análise de crédito. Caso ele tenha um histórico de inadimplência ou apresente alguma outra restrição, é provável que sua solicitação não seja aceita.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que quando você opta por receber adiantado, o dinheiro entregue a você é pago pela instituição financeira, que será ressarcida após o pagamento feito pelo seu cliente. Logo, se ele deixa de pagar, quem se tornará responsável pelo ressarcimento da dívida, na grande maioria das vezes, é você.

Além disso, não é aconselhável que essa seja uma prática recorrente no seu negócio. Assim como qualquer outra linha de crédito, a antecipação de recebíveis precisa ser muito bem planejada para evitar futuras dores de cabeça.

Por isso, é fundamental montar um planejamento financeiro para evitar que a empresa acabe entrando no vermelho mesmo depois de antecipar os pagamentos. Para ajudá-lo neste desafio, confira algumas das vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de optar por essa linha de crédito e, assim, conseguir se planejar adequadamente:

Os prós

  • Taxas reduzidas: As taxas costumam ser inferiores comparadas a outras linhas de crédito porque essa operação é considerada de menor risco para as instituições financeiras.
  • Contas em dia: Usar a antecipação de recebíveis para pagar uma conta dentro do prazo pode ser uma boa escolha. Além de evitar juros, estar em dia também ajuda a preservar a imagem da sua empresa perante o mercado, uma vez que a inadimplência pode acabar comprometendo o poder de negociação com fornecedores.
  • Não é empréstimo: O fato de o capital antecipado já pertencer à sua empresa já é um ponto positivo, além de outras vantagens. Uma delas é o fato de não haver pagamento de parcelas que oneram o caixa da sua empresa por vários meses. Isso não ocorre na antecipação porque as taxas são aplicadas apenas no momento que o serviço é solicitado.

E os contras

Mas nem só de prós vive essa operação de crédito. Há também algumas desvantagens que precisam ser consideradas antes de você escolher essa opção. Veja os pontos considerados negativos e os perigos que pode apresentar.

  • Observe as taxas: Apesar de geralmente ser considerada uma boa vantagem, nem sempre as taxas oferecidas são atrativas. Por isso, é importante fazer as contas para descobrir se os juros pagos com essa operação compensam a sua utilização. E pesquise em mais de uma instituição. A antecipação pode ser solicitada no seu banco de relacionamento, em factorings ou FIDCs. Um pratica taxas bem diferentes do outro.
  • Nova dívida: Se a dívida não for paga posteriormente pelo seu cliente, ela pode ser transferida à sua empresa, que deverá arcar com juros, multas e outras taxas. É preciso estar ciente disso. Ao utilizar esse recurso, avalie se futuramente você não poderá sair no prejuízo.
  • Possibilidades: A antecipação de recebíveis pode não ser a única solução para o caixa da sua empresa. Outras saídas precisam ser levadas em conta. É recomendável que, antes de escolher uma delas, sejam avaliadas alternativas que não acarretem custos para o seu negócio.

A melhor escolha

Planejamento é fundamental para evitar imprevistos no setor financeiro. Por isso, é importante contar com um bom serviço de contabilidade que esteja ciente da realidade financeira da sua empresa.

A Kontisa pode ajudar nesse quesito. Independentemente do porte ou segmento do seu negócio, ela oferece as melhores soluções em contabilidade. Além de questões burocráticas, também auxilia o gestor a tomar as decisões mais acertadas para pagar menos impostos, estar em dia com as obrigações legais e, com isso, se expor menos a riscos como operações de crédito. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.