Confira ações decisivas para reter talentos na sua empresa

A velocidade com que as mudanças acontecem, especialmente no que diz respeito à tecnologia, inovação e mercado de trabalho, tem se tornado um desafio para as empresas que desejam manter uma equipe qualificada e alinhada aos propósitos do negócio. Por isso, saber como reter talentos e conquistar profissionais de qualidade, responsáveis e comprometidos é algo tão necessário.

Cada vez mais atrelados às mudanças tecnológicas e de comportamento no mercado de trabalho, bons profissionais têm buscado novas formas de aliar trabalho e projetos pessoais. Ou seja, além de estarem atentos a empresas que lhes permitam mais flexibilidade, eles almejam possibilidades de novos conhecimentos para terem mais liberdade de produção e de criação. Em trabalhos criativos, como publicidade e design, essa realidade estimula à qualificação. Em outros, como na área industrial e administrativa, permite mais produtividade e facilidade na busca de soluções inovadoras.

Para se ter uma ideia, só o número de freelancers cresceu 181% no país em 2016. A pesquisa faz parte do Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento, realizado pela plataforma Workana – voltada para este público profissional em toda a América Latina. Entre os principais atrativos desta modalidade, que tem atraído as atenções dos brasileiros, também está a possibilidade de atuação diversificada, quando o colaborador é responsável por projetos de diferentes empresas. É um indício de que existem vários atrativos a bons profissionais para além da competitividade entre empresas.

Diante dessa realidade, em que grandes empresas disputam profissionais gabaritados e as diferentes dinâmicas do mercado oferecem muitas outras oportunidades, como uma micro ou pequena empresa pode reter talentos? Um dos pontos fundamentais é a contabilidade. Não entendeu a relação? A gente explica!

Quem não gosta de uma casa organizada e com tudo em dia? Todo mundo, não é mesmo? A satisfação dos colaboradores passa pela credibilidade, responsabilidade e pelo comprometimento da empresa. Então, quando a gestão está em dia, organizada, não possui débito e, ao contrário, tem boa fama entre os fornecedores e clientes e valoriza o profissional quando o assunto são obrigações trabalhistas, meio caminho foi andado para manter a equipe e reforçar o time.

Mas este é apenas o ponto de partida. Obviamente, muitas outras ações se fazem necessárias. Vamos a elas!

Como competir com grandes empresas e reter talentos

Grandes empresas, em sua maioria, costumam oferecer todos os itens para atrair talentos e, ainda, trazem ainda um nome de peso. Assim, como competir com elas? Algumas iniciativas são importantes para atrair a atenção de talentos que buscam, cada vez mais, valorização.

  • Flexibilidade: Aquele modelo de horário comercial com pausa para o almoço muitas vezes já não atende mais às necessidades dos profissionais. Em alguns casos, essas rotinas levam a pessoa a olhar com bons olhos para os modelos de trabalho autônomo. Então, por que não se adaptar a esta nova realidade e proporcionar um horário flexível à equipe? Trabalhos remotos e horários flexíveis podem ser um bom negócio para manter um colaborador qualificado e, além disso, deixá-lo satisfeito e realizado profissionalmente. Isso sem gerar custo algum com benefícios e incentivos!
  • Valorização: Salários acima da média do mercado pagos em dia são importantes? Sem dúvida! É o básico! Mas olhar para o colaborador como uma fonte de projetos, ideias e sugestões é tão importante quanto. Envolver o colaborador nos processos de criação, produção e até mesmo na tomada de decisões é fazê-lo se sentir parte, de fato, da empresa, do futuro que está construindo. Envolvimento e engajamento com a equipe são pontos que com certeza farão a sua empresa sair na frente e ser um ambiente mais agradável para se trabalhar.
  • Plano de carreira: A partir do momento em que o profissional consegue vislumbrar oportunidades de crescimento internas, a empresa passa a ter preferência. O crescimento profissional é um desafio que todos desejam e, quando ele é oportunizado, inclusive por meio de investimentos na evolução do funcionário, ele se sente mais confortável em visualizar o seu futuro naquela equipe.

Como você viu, as micro e pequenas empresas têm vantagens que só a proximidade e a convivência com os colaboradores podem maximizar. Contudo, além dessas ações que, por vezes, têm custos baixos ou mesmo ausentes, há outras que até exigem algum recurso, mas que pode fazer toda a diferença para reter talentos. Veja só!

Equipe qualificada não é sinônimo de gasto extra, mas sim de investimento

O desenvolvimento e o crescimento de uma empresa, em especial as micro e pequenas, passa fundamentalmente por sua equipe de trabalho. Profissionais qualificados, comprometidos e talentosos são a engrenagem de sucesso de todas as empresas. O que muitas vezes pode levantar a dúvida: uma equipe talentosa e de alto nível não vai comprometer minhas finanças com salários qualificados e benefícios? A resposta rápida e não! Porém, vamos ilustrar para você entender.

Pense como se você fosse o técnico de um clube de futebol e sua meta fosse vencer o campeonato nacional. Você pode escalar atletas de peso, com técnica e reconhecimento em outros clubes para vencer o campeonato e, de quebra, aumentar a receita. Ou pode chamar jogadores sem referência, mas que custam menos e, assim, torcer para que o desempenho seja razoável, dada a limitação do investimento. O que você escolheria?

Diante dessa realidade, aqui vai um alerta: não trate a valorização salarial do colaborador como uma despesa. É um investimento! Bons profissionais, quando valorizados, produzem. E, mais do que isso, fazem sua empresa crescer porque atraem seus pares. A produtividade de um pessoal talentoso funciona como uma roda que faz o seu investimento nele se multiplicar. Aliado às outras técnicas de retenção, como os benefícios que citamos, será mais fácil manter bons nomes por perto.

Lembre-se: a sustentabilidade do seu negócio não está somente em economizar e manter as despesas baixas, mas, sim, em transformar custos e despesas em lucro. Como dissemos, uma contabilidade qualificada é capaz de manter todas as obrigações em dia para evitar multas e pagamentos errôneos de impostos, o que otimiza seus custos. Além disso, mantém tudo em dia para você poder se dedicar a uma gestão focada em produzir com o melhor time possível.

Se você quiser saber mais como a contabilidade pode auxiliar na sua gestão e contribuir para manter uma equipe qualificada na sua empresa, entre em contato conosco! Se preferir, deixe seu comentário no espaço abaixo.