Conheça 5 ações para cortar custos na empresa

Recentemente, falamos aqui no blog sobre a diferença entre custos e despesas e a importância de saber bem a distinção entre esses conceitos. Agora, vamos avançar um pouco no assunto e entender algumas ações para cortar custos na sua empresa. Você vai ver como alguns gastos podem ser cortados ou mesmo otimizados para melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Cortar custos, muitas vezes, pode parecer um ato para empresa sair de uma crise ou se adequar a um momento econômico difícil. Claro que essas situações acontecem com frequência, mas existem outros motivos para um empresário tomar uma atitude assim. E isso inclui uma melhora na gestão, que passa pela otimização do fluxo de caixa e também pelo aumento da margem de lucro, por exemplo.

Uma empresa com custos otimizados e sem desperdícios consegue aproveitar sempre o máximo do seu potencial de lucratividade, sem deixar escapar valores que poderiam facilmente ser economizados. Um negócio assim tem mais chances de enfrentar bem uma crise.

Imagine, por exemplo, que uma empresa conta com produtos inovadores e tem aceitação no mercado. No entanto, o lucro não é o esperado, o que significa que esse enorme potencial está indo para o ralo. Para consertar esse problema, é fundamental, entre outras coisas, fazer uma varredura na gestão e encontrar gastos que podem estar atrapalhando os resultados.

Dicas de ações para cortar custos na empresa

Para ajudar você, elencamos algumas ações que podem ser tomadas para, em grande medida, reduzir problemas com custos desnecessários na empresa. Se levadas a sério, podem até mesmo causar um impacto relevante no fim das contas. Confira!

Avalie bem os processos

As ações para cortar custos podem começar por uma avaliação minuciosa em todos os processos da empresa. Neste trabalho, é grande a chance de você encontrar algum vício que pode estar gerando custos extras e levando embora uma parte importante da receita do negócio. E isso nem sempre acontece por culpa dos funcionários. Falta mesmo um mapeamento.

Um exemplo disso pode ser a contratação de fornecedores que possuem serviços em comum e que podem ser melhor aproveitados. Outra situação seria a de um equipamento que não dá mais resultado e que está parado apenas gerando custo de manutenção.

Analise contratos e relação com fornecedores

Por falar em fornecedores, este é um ponto importante que você deve levar em consideração, tendo a ver com o contrato. Em alguns casos, o valor praticado é acima do preço do mercado ou não condiz com os resultados entregues e os serviços prestados. Em outros casos, há a opção de reavaliar o contrato e cortar pontos que não fazem mais sentido para a sua realidade.

Somente assim você consegue otimizar seu orçamento e reduzir gastos, pois poderá aproveitar melhor os recursos separados para a relação com fornecedores, gerando um contato mais saudável.

Analise seu fluxo de caixa

Muitas vezes, o empresário nota uma redução nos lucros repentina, que não faz sentido. Entre outros motivos, isso pode estar ligado a custos desnecessários ou mal dimensionados. A resposta para isso pode estar no fluxo de caixa, desde que ele esteja sempre bem alimentado e atualizado.

Se os registos forem realizados de maneira disciplinada, você pode encontrar nesse documento a causa para o problema, como taxas bancárias elevadas e pagamento de serviços que não são utilizados ou indispensáveis (como TV a cabo, por exemplo). Pode parecer pouco, mas tudo isso vai minando seus recursos.

Trabalhe a conscientização sobre desperdícios

Esses gastos a mais que podem aparecer no fluxo de caixa estão, em alguns casos, relacionados com desperdícios, tanto na operação quanto na parte administrativa. Falta de controle na impressão de e-mails, no consumo de energia e nos materiais de trabalho causam descompasso nas contas de um negócio.

Então, invista sempre na conscientização dos funcionários, lembrando que a economia é boa para todos, pois ajuda a empresa e mantém empregos e outros resultados, como a participação nos lucros. Converse muito com seus colaboradores, realize campanhas, treinamentos e faça um acompanhamento. Uma cultura de cuidado com o orçamento faz toda a diferença.

Cuide na hora de realizar as compras

Tanto na hora de comprar materiais para o setor administrativo (como itens de papelaria) quanto matéria-prima, é necessário cuidar com os preços praticados. Faça sempre uma boa pesquisa e procure valores com alto custo-benefício, ou seja, que estejam dentro do seu orçamento e tenham qualidade suficiente.

Essa ação é fundamental para economizar um bom dinheiro para a empresa, uma vez que valores acumulados fazem a diferença na contabilização final do caixa.

Todos esses pontos que citamos são extremamente importantes. Mas, além deles, sua empresa precisa contar com um contador. Uma contabilidade adequada permite que a sua empresa otimize custos com relação ao pagamento de impostos e demais obrigações legais. Por isso, esse profissional é fundamental para qualquer negócio, pois atua nos mínimos detalhes que tomam tempo e recursos.

A Kontisa pode ser uma parceira para que a sua empresa economize também nos aspectos burocráticos. Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos oferecer pelo bem do seu negócio. Você também pode deixar o seu comentário no espaço abaixo, estamos sempre à sua disposição!